contabilidade

A Importância da Contabilidade Gerencial às Empresas

Publicado em 05/10/2016

A contabilidade gerencial enquanto importante ferramenta estratégica das empresas

 

A diferença entre a contabilidade gerencial e a contabilidade financeira!

 

Entende-se por contabilidade gerencial a contabilidade destinada “excepcionalmente em atender aos interesses administrativos quanto à gestão das empresas”, ou seja, visa satisfazer as partes interessadas internas das empresas, muitas vezes em “caráter confidencial”. Já a contabilidade financeira tem por objetivo o atendimento aos interesses externos das organizações, tais como parceiros (clientes e fornecedores), investidores, acionistas bem como aos interesses do fisco.

A contabilidade gerencial relata tecnicamente os acontecimentos presentes e projeta-os para situações futuras de modo estratégico. É uma excelente “ferramenta para manter uma boa gestão”, pois através dela é possível fazer estimativas e ainda traçar metas futuras embasadas nos relatórios gerenciais contábeis. Também é possível alinhar ações preventivas bem como corretivas face vista aos riscos da empresa e/ou mercado. Geralmente esse trabalho gerencial (contabilidade e diretoria) tem por característica o absoluto sigilo entre as partes envolvidas.

A contabilidade financeira se espelha na realidade, em meramente escriturar os acontecimentos à época, ou seja, baseiam-se em dados históricos, seguindo regras, normas e/ou leis, princípios contábeis dentre outras recomendações do fisco. É de “interesse público” e, por isso seus relatórios (demonstrativos contábeis e financeiros) devem ser publicados e postos à disposição de todos que nela se interessam.

 

IMAGEM - CONTABILIDADE GERENCIAL

 

Você sabia?

 

A contabilidade gerencial está diretamente atrelada à contabilidade de custos que tem por mesmo objetivo, um futuro sustentável às empresas.

 

Entenda um pouco mais da contabilidade de custos acessando o link abaixo:

http://www.cienciascontabeis.com.br/empresas-precisam-da-contabilidade-de-custos/

 

Outra área que precisa estar em frequente contato com a contabilidade gerencial é a controladoria. Saberemos mais dessa área em referência nos próximos conteúdos do Portal Ciências Contábeis. Fiquem atentos!

 

Os benefícios da contabilidade gerencial às empresas

 

Abaixo observamos os seguintes benefícios:

  • Aumento da eficiência de todas as funções de gestão;
  • Melhores previsões financeiras;
  • Ideias de melhorias;
  • Resumo preciso da situação econômica e financeira das empresas;
  • Auxilia na fixação de alvo e tomadas de decisão;
  • Auxilia na fixação de novos preços dentre outros parâmetros;
  • Auxilia na tomada de decisões estratégicas por parte da diretoria;
  • Auxilia no bom diálogo da empresa como um todo e na resolução de problemas evidentes.

 

A contabilidade gerencial como ferramenta estratégica

 

Para se valer de relatórios eficientes e de grande valia aos gestores, colhendo precisas informações, as mais diversas possíveis, a contabilidade gerencial há de manter um frequente contato para com todos os departamentos da empresa, em especial os departamentos que geram e/ou escrituram os acontecimentos (informações), sendo eles: departamento contábil (inclusive contabilidade de custos), departamento fiscal, departamento de pessoal e controladoria.

Mantendo esse rotineiro envolvimento para com todos da empresa e relatando informações válidas à diretoria, informações estas oriundas dos relatórios técnicos apresentados através da captação de dados, a empresa só tende a ganhar cada vez mais mercado tornando-a “sustentável financeira e economicamente falando”.

 

O contabilista mais que reconhecido, indispensável!

 

O contabilista hoje que domina essa prática (contabilidade gerencial) “destaca-se no mercado como nenhum outro”, pois ele é o essencial, o imprescindível parceiro para o sucesso de quaisquer organizações.

Contabilista seja você o diferente e pare de atender somente aos interesses externos das empresas, fisco e afins. Entenda e atenda aos interesses internos gerenciais de onde trabalha. Pratique a contabilidade gerencial e cresça profissionalmente!

 

Sobre o Autor
• Juliano Lucio Santos da Silva • Contador • CRC n° SP-295043/O-2

Publicações Relacionadas

Comentar

*