">
contato@cienciascontabeis.com.br

Mestrado em Ciências Contábeis

Publicado em 11/04/2013

Você já planejou seu mestrado?

Não há mais como se negar, a área que abrange as Ciências Contábeis exige que seus profissionais estejam cada vez mais preparados para enfrentar os desafios provenientes do mercado de trabalho. A contabilidade sofreu intensas mudanças ao longo dos anos, com influência dos contextos históricos, econômicos e culturais de cada época e, a partir desta compreensão, emerge a necessidade e importância de cursos de mestrado neste segmento.

Como já foi abordado em outras ocasiões neste portal, são inúmeras as possibilidades de atuação do profissional formado em Ciências Contábeis (veja aqui), tendo em vista que seus serviços são indispensáveis ao funcionamento de qualquer empresa, o que lhe propicia um vasto mercado de trabalho. O mestrado em Ciências Contábeis tem como objetivo formar e capacitar os estudantes de maneira técnica e científica, para o exercício de atividades profissionais, de ensino e de pesquisa.

O profissional que adquire tal formação está apto e ensinar em sala de aula, criar pesquisas científicas, ou mesmo atuar neste vasto campo proporcionado pela contabilidade com conhecimentos acima da media. O mestrado busca oferecer oportunidade para que os alunos aprofundem seus conhecimentos profissionais,  discernimentos acadêmicos e desenvolvam suas habilidades na área de maneira diferenciada. Como se sabe, estar qualificado para enfrentar o mercado de trabalho é cada vez mais importante nos dias de hoje, especialmente nesse campo que vem crescendo e se expandindo e ao mesmo tempo que abre novas vagas, está se tornando mais exigente.

Opções de Mestrado em Ciências Contábeis

Mestrado em Ciências Contábeis

Mestrado em Ciências Contábeis

Dentro do curso de mestrado em Ciências Contábeis é possível escolher diferentes linhas de pesquisa, as quais são oferecidas por diversas universidades espalhadas por todo o Brasil. Uma das opções é a Controladoria. Esta corrente refere-se ao campo de pesquisa e ao desenvolvimento de estudos que tratam dos sistemas de mensuração, informação e apoio ao processo de planejamento e controle das organizações. O desenvolvimento dessa alternativa abrange temas de pesquisa como  Gestão Econômica, Controle Gerencial: Balanced Scorecard, Custos da Qualidade, Teoria das Restrições; Contabilidade Gerencial, Gestão Tributária, Planejamento Tributário, Custeio por Ciclo de Vida, Gestão Estratégica de Custos, Controladoria Governamental entres outras, variando de acordo com a universidade escolhida. É possível encontrar o curso, além de em outros espaços, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de São Paulo, na Universidade de São Paulo (USP) e no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas na Universidade de Federal do Espírito Santo.

Outra linha de pesquisa é a de Controle de Gestão, que envolve o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre assuntos da contabilidade relacionados ao suporte no processo de gestão. Ela abrange o estudo de diversas temáticas, compreendendo temais centrais e interligados, como os conceitos e as práticas pautadas na gestão estratégica dos custos. Esse tema se direciona ao tratamento e uso da informação de custos para a criação de estratégias que têm como finalidade a obtenção e manutenção de vantagens competitivas pelas organizações.

Neste mesmo sentido, fortalecesse um debate sobre as utilidades e técnicas de formatação de sistemas de informação e de apoio à decisão. Essa linha de pesquisa contempla estudos como: Sistemas de Informações, Estratégias Empresariais, Empreendedorismo, Controles Estratégicos e Operacionais de Gestão, Contabilidade Decisorial, Contabilidade de Custos, Custos para Decisões, Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade Gerencial, e outros relacionados a construção do conhecimento científico em Gestão e Contabilidade Gerencial. A Universidade Federal do Amazonas, a Universidade de Federal do Espírito Santo e a Unisinos são exemplos de instituições que oferecem esta linha de pesquisa dentro através de seus cursos de mestrado.

A Contabilidade Para Usuários Externos é mais uma das principais opções de mestrado em Ciências Contábeis. Nesta temática, estuda-se o conteúdo das práticas que compreendem a estrutura teórica para o desenvolvimento de um conjunto de informações úteis e confiáveis ao processo de decisão. Ela envolve o desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionadas aos aspectos de identificação, mensuração e divulgação de informação contábil. Esta linha de pesquisa abrange: Teoria da Contabilidade, Contabilidade Societária, Contabilidade Internacional, Contabilidade Pública, Evidenciação (disclosure), Gestão de Riscos, Instrumentos Financeiros e Derivativos, Auditoria, Planejamento e Controle Empresarial, Teoria das Finanças e Governança Corporativa, Finanças Corporativas, e outros relacionados a construção do conhecimento científico em Contabilidade para usuários externos e Finanças.Sendo oferecida pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de São Paulo na Universidade de São Paulo, pela Unisinos e pela Universidade Federal do Amazonas.

Por fim, mas não menos importante, citamos o mestrado em Finanças Corporativas, que estuda temas como, Investigação das práticas financeiras correntes nas empresas e nos mercados financeiros; desenvolvimento de modelos teóricos e empíricos que expliquem o comportamento financeiro das empresas e suas relações com as principais instituições e instrumentos utilizados no mercado financeiro, bem como a discussão do papel desse mercado para as empresas, a economia e a sociedade; formulação de regras ótimas de gestão financeira que possam ser aplicadas pelos gestores das empresas; estudo das fontes de financiamento disponíveis para as empresas, suas vantagens e desvantagens, seus custos e riscos associados; abordagem de critérios de decisão, de avaliação e de gestão de investimentos empresariais; precificação de ativos de capital e administração de riscos associados a esses investimentos; investigação das inter-relações financeiras entre as várias partes interessadas na empresa (stakeholders) e a distribuição dos fluxos de caixa da mesma. Encontra-se disponível na Unisinos e na Universidade de Espirito Santo.

Conclusão sobre o tema

Há uma infinidade de cursos de mestrado em áreas relacionadas à contabilidade. Faremos o possível para, ao longo de publicações futuras, revelar ao leitor outras opções que possam vir a ser interessantes para quem costuma acompanhar este portal. Lembrando que a remuneração de um profissional com diploma de mestrado em Ciências Contábeis pode ser de duas até oito vezes superior à remuneração de um profissional do ramo contábil sem tal qualificação. E você, já decidiu que mestrado irá cursar?

É... foi um bom artigo, não? ;)
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas relacionadas à contabilidade!
Sobre o Autor

Publicações Relacionadas