">
contato@cienciascontabeis.com.br
contabilidade

Excel na Contabilidade

Publicado em 26/10/2016

A importância do Excel como ferramenta contábil

 

Diga-se de passagem, que um software contábil, acesso à internet e uma boa calculadora já são dispositivos suficientes para se trabalhar na contabilidade, além do conhecimento é claro. Mas muitos se enganam, pois há uma ferramenta de extrema importância, de grande valia e, digamos que, indispensável a nós contabilista, o Excel.

Nos dias de hoje, se controlar financeiramente passou a ser prioridade a todos. O contabilista que sempre priorizou em atender as necessidades do fisco, desprezando um pouco os interesses empresariais, se vê hoje diretamente envolvido nas questões gerenciais das empresas, pois é ele quem “deve relatar as informações contábeis e financeiras” para que os empresários tomem suas próprias decisões.

A citação acima, a expressão “relatar”, em nosso dicionário da língua portuguesa significa “apresentar relatório”.

 

Os relatórios contábeis

 

Os relatórios contábeis geralmente são extraídos, de modo automatizado, dos softwares contábeis, por meio de simples cliques e após da escrituração dos lançamentos no sistema (software). Mas estes, infelizmente, não atendem a todas as necessidades da empresa em quesitos financeiros. Os empresários precisam de algo a mais, precisam de relatórios precisos e específicos, relatórios estes não disponíveis em sistemas contábeis.

 

Os relatórios financeiros

 

Diferentes dos relatórios contábeis, geralmente os relatórios financeiros não são automatizados (extraídos automaticamente), pelo contrário, eles são confeccionados manualmente com base nas informações contábeis e/ou financeiras. Comumente são elaborados no próprio Excel, tema desse artigo.

 

 

imagem artigo - Excel na contabilidade

 

O Excel na contabilidade – facilidades ao contabilista

 

O Excel na contabilidade vem a facilitar incrivelmente nosso trabalho deixando-o mais prático e ágil bem como de considerável excelência. Prova disso é que os próprios softwares contábeis já se adequaram a essa importante ferramenta integrando suas funções para com o Excel. Hoje conseguimos imprimir os relatórios contábeis na versão tabelada, ou seja, em planilhas do Excel. “Essas funções são destacadas por XLS nos softwares contábeis”.

Há sistemas que habilitam tanto a importação quanto a exportação de lançamentos contábeis (escriturações) dentre outros arquivos por meio do Excel. Isso significa que, ao invés de utilizarmos o sistema contábil para evidenciarmos as escriturações contábeis, podemos simplesmente escritura-los em meio ao Excel e depois importa-los ao sistema. Parece que não, mas tal prática elimina aproximadamente metade dos esforços e, por consequência uma redução na mesma proporção, do tempo dispensado.

Ex.: Se o contabilista consegue escriturar cerca de 1.000 (Um Mil) lançamentos diários diretamente no sistema, a partir dessa técnica, a escrituração contábil no Excel, ele conseguirá escriturar 2.000 (Dois Mil) lançamentos diários ou os mesmos mil com meio período de trabalho apenas.

 

O Excel na contabilidade – benefícios aos empresários

 

O Excel na contabilidade, além das facilidades supramencionadas propostas aos contabilistas, beneficia grandiosamente os empresários em suas questões gerenciais ajudando-os na gestão de suas empresas bem como na elaboração de estratégias comerciais e afins.

A praticidade e a variedade de funções do Excel visam fortalecer os controles financeiros das empresas, sejam por meio de planilhas, índices e/ou até mesmo gráficos. O Excel permite ainda visualizarmos, por exemplo, quais são as mercadorias mais vendidas e vice versa. Isso ajuda os empresários a impulsionar suas vendas e eliminar desperdícios (estocagem desnecessária) respectivamente.

 

A recomendação

 

O Excel é muito recomendável para a área financeira, por compreender vários controles num só bloco. Ele puxa, por meio de fórmulas, dados ou valores, de uma planilha para outra (s). Possui fórmulas altamente poderosas das quais permitem fazer um controle rígido, seguro, confiável e totalmente integrável de “fluxo de caixa, contas a pagar, contas a receber, estoques, investimentos dentre tantos”.

Até mesmo a controladoria não se vê sem essa ferramenta. Reportar os acontecimentos empresariais e financeiros a gerência/empresários de quaisquer empresas hoje, significa apresentar relatórios confeccionados em Excel. Lembramos que a controladoria está totalmente interligada aos departamentos, contábil e financeiro das empresas.

Quanto ao Excel, devido à sua estima importância a classe contábil no que condiz aos afazeres contábeis e a sua imprescindibilidade ao empresário, é válida, a ideia, de que os contabilistas se aprofundem no manuseamento e utilização dessa ferramenta, tão logo única e indispensável.

Se você já trabalha na área contábil procure se aperfeiçoar. Caso não trabalhe ainda, procure fazer um curso, ao menos básico, pois, contabilidade e Excel são integralmente associados.

 

É... foi um bom artigo, não? ;)
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas relacionadas à contabilidade!
Sobre o Autor
• Juliano Lucio Santos da Silva • Contador • CRC n° SP-295043/O-2

Publicações Relacionadas