">
contato@cienciascontabeis.com.br
contabilidade

Contador, uma profissão interessante?

Publicado em 26/01/2018

Estamos no início do ano de 2018, e já tivemos a divulgação da nota do ENEM, o que faz com que milhares de jovens estejam na expectativa de conseguir uma vaga em uma universidade.

Muitos desses estudantes já decidiram qual curso ingressar e alguns ainda não. Às vezes, na dúvida, alguns optam pelos cursos com maior índice de empregabilidade e muitas vezes o curso de Ciências Contábeis é um dos escolhidos.

Mas será que a profissão de Contador só proporciona o ingresso no mercado de trabalho mais rápido?

A resposta é sim e não ao mesmo tempo. A profissão de Contador muitas vezes não é garantia de ter emprego certo, mesmo sendo essencial nas organizações. O fato ocorre devido, hoje em dia, às exigências para o cargo serem grandes e exigirem muito dos futuros e já contadores uma boa qualificação que vai muito além do aprendizado adquirido na faculdade.

É possível perceber que, ao longo do curso, na faculdade, os alunos acabam ficando, muitas vezes, desanimados devido aos problemas encontrados no caminho, como podemos citar (a desvalorização da profissão por muitos da sociedade e do governo, as exigências de experiência até para vagas de estágio), etc. Estes são alguns dos empecilhos que vivencio durante minha caminhada acadêmica.

Porém tenho um grande amor pela minha profissão e busco me destacar assim como muitos estudantes e profissionais da área. Hoje em dia, com a tecnologia a nosso favor, temos vários mecanismos para nos ajudar. Um deles, em especial para os estudantes que buscam experiência, são os cursos de vivência da prática de um contador (em escritórios e empresas) oferecidos por alguns sites e instituições.

Além disso, a área contábil oferece outros caminhos interessantes e que devem ser considerados, como a atuação nas áreas: de ensino, pesquisa, tributária, auditoria, perícia contábil e judicial, controladoria, recursos humanos, gerência financeira, atuação em escritórios ou o contador pode abrir a sua própria empresa.

Mediante ao que é vivenciado durante o período acadêmico, só cabe aos futuros e atuais contadores buscarem o que é interessante na profissão de Contador, e vale ressaltar que não devemos deixar que os empecilhos encontrados pela frente acabem com o amor pela profissão escolhida, tem de se ir além de mera colocação no mercado de trabalho. É o próprio aluno quem fará com que a profissão seja tão interessante.

Sobre o Autor