">
contato@cienciascontabeis.com.br
contabilidade

Empresas Precisam da Contabilidade de Custos

Publicado em 03/10/2016

Empresários, vocês precisam ler essa matéria!!!

 

Para que serve essa contabilidade?

 

A contabilidade de custos visa atender excepcionalmente os interesses gerenciais, nada fiscais. Através dela é possível obter importantes e precisas informações para as tomadas de decisões no que tange a “precificação de produtos e serviços” dentre outras particularidades.

Todas e quaisquer empresas, independente do segmento, precisam fazer vista a essa contabilidade para assim obter um resultado (lucro) satisfatório frente às suas atividades.

 

Mas o que vem a ser contabilidade de custos?

 

A contabilidade de custos é uma ferramenta contábil própria que se utiliza do conjunto de informações pertinentes às atividades das empresas (informações contábeis e financeiras) a fim de “aperfeiçoar os resultados destas”, levando à diretoria relatórios específicos para auxiliar nas tomadas de decisões.

O “custo total” de uma mercadoria qualquer não se dá apenas ao valor que simplesmente pagamos por ela, mas sim a diversos fatores que só a contabilidade de custos demonstra com precisão.

Por exemplo:

_ Os gastos fixos como aluguel, salários da administração bem como os gastos variáveis, sendo matérias-primas, água e luz (insumos produtivos) deve compor o custo total do produto.

Tais gastos acima são atribuídos a cada produto ou serviço por meio do que chamamos de rateio.

O rateio pode ser feito de diversas formas, seguindo critérios ou não, mas isso “cabe à empresa por decidir”.

 

Características

 

A contabilidade de custos tem por atribuições:

 

  • Identificar custos desnecessários;
  • Aperfeiçoar os processos operacionais das empresas;
  • Relatar problemas perceptíveis;
  • Aproveitamento de materiais descartados (reduzir descartes);
  • Apontar possíveis economias às empresas;
  • Comparar preços de compra e venda respectivamente;
  • Analisar os demonstrativos contábeis e financeiros;
  • Analisar os processos de fabricação como um todo;
  • Analisar o estoque (volume e período de estocagem);
  • Conhecer o mercado (atividade);
  • Elaborar planejamento estratégico à diretoria.

 

Objetivo

 

Trabalhando os procedimentos acima, a contabilidade terá por objetivo, mediante relatórios técnicos contábeis, relatar à diretoria quanto ao seu planejamento estratégico visando sempre à “melhoria nos resultados da empresa”.

 

 

IMAGEM ARTIGO - EMPRESAS PRECISAM DA CONTABILIDADE DE CUSTOS

 

 

Particularidades

 

Em posse de todas as informações da empresa no que envolve diretamente sua atividade e/ou produto fim, a contabilidade consegue verificar se seu produto ou serviço está sendo “vendido ao preço correto” comparado ao seu “custo total unitário”.

A diretoria fazendo vista aos relatórios e resolvendo qual a margem de lucro “deseja”, informará à contabilidade que, por sua vez, através de procedimentos técnicos, levará aos diretores, os caminhos corretos a serem seguidos para a obtenção do resultado pretendido por eles.

A contabilidade de custos pode “sugerir” tanto que a empresa reduza seus custos, sejam eles diretos ou indiretos fixos ou variáveis, bem como elevar o seu faturamento aumentando suas vendas em quantidade vendida e mantendo o preço de venda e/ou até mesmo, aumentar o seu valor de venda unitário. Isso envolve diretamente os interesses gerenciais e relativamente os aspectos comerciais (situação do mercado).

Aumentar valores de vendas nem sempre é a melhor saída, pois o mercado pode rejeitar o produto haja vista ao preço da concorrência. “É preciso tomar muito cuidado para não dar um tiro no pé”!

 

Empresários, vocês precisam ler isso!

 

Empresário, se você está com dificuldades em relação à competitividade do mercado ou se sua empresa não está correspondendo financeiramente ao que desejas no que diz respeito ao retorno de seu investimento (lucros), “procure urgentemente um profissional contábil especialista em contabilidade de custos” que, com certeza, este poderá lhe ajudar e possivelmente “contornar” a situação de sua empresa!

Agora, se você empresário, “que não foi instruído por um contabilista de custos” e, ainda assim julga que conhece seu real custo e/ou que seu produto ou serviço está sendo vendido ao preço justo de mercado, sinto lhe informar que há uma grande possibilidade de você estar equivocado!

 

Somente através da contabilidade de custos é possível “destacar o preço ideal de venda de seu produto/serviço” e “planejar estratégias para se considerar competitivo no mercado”.

Geralmente, falando em reais, a contratação desse profissional fica imperceptível comparado à economia que ele pode lhe trazer!

 

A contabilidade de custos é uma área um tanto quanto complexa em questões gerenciais, além de ser imprescindível às empresas. Por isso nos preocupamos em lhe direcionar, para melhor entendimento, a essa outra matéria em referência:

Custos, Quais as Consequências do Erro!

Acesse clicando no link abaixo:

http://www.cienciascontabeis.com.br/custos-quais-consequencias-erro/

 

 

 

 

 

É... foi um bom artigo, não? ;)
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas relacionadas à contabilidade!
Sobre o Autor
• Juliano Lucio Santos da Silva • Contador • CRC n° SP-295043/O-2

Publicações Relacionadas