">
contato@cienciascontabeis.com.br
contabilidade

Primazia da Essência Sobre a Forma

Publicado em 07/10/2016

O que é? O que tem a ver com a contabilidade?

 

Entende-se por primazia da essência sobre a forma, a correta classificação e/ou inserção de dados quaisquer, valorizando a essência de cada operação, “desprezando um pouco a legalidade” de certos documentos, contratos ou notas fiscais.

A primazia da essência sobre a forma, contabilmente falando, visa “demonstrar valores mais próximos à realidade”, fazendo com que os demonstrativos contábeis e financeiros transpareçam simplesmente a realidade econômica das empresas, o que facilita em muito a sua boa gestão, e não meramente demonstrar sua “forma legal” (aspectos legais).

 

Classificação contábil – aspectos legais

 

Seguindo o que a lei determina, a classificação contábil legal se dá em posse de documento hábil e legível, classificando-o mediante seus dados reais (documentados). O lançamento contábil por sua vez, deve compreender os seguintes dados: data, classificação contábil (débito e crédito), valor e histórico. Essa “consideração acima” representa a legalidade contábil.

Todavia, a “legalidade nem sempre é consistente para com a essência das transações”, ou seja, que as informações contábeis em seus aspectos legais, “eventualmente podem ser inúteis à boa gestão das empresas”.

 

Aplicação da primazia da essência sobre a forma

 

Podemos citar como exemplo a compra de um ativo imobilizado do qual foi registrado pelo seu valor original de custo de aquisição (valor legal), mas que hoje tal imobilizado, de acordo com o mercado, valorizou-se. Nesse caso é preciso aplicar a primazia da essência sobre a forma atualizando seu valor de acordo para com a realidade, mas isso em “aspectos gerenciais “ (contabilidade gerencial). Na contabilidade fiscal ou financeira (legal), o imobilizado só pode sofrer alteração de seu valor original mediante comprovação de benfeitorias e/ou desgastes, isso se aceitas ainda (vide legislação). A benfeitoria acresce o valor do bem e, já o desgaste o desvaloriza.

A aplicação da primazia da essência sobre a forma é feita por meio de ajustes contábeis, “valorizando ou desvalorizando”, as contas patrimoniais (ativas ou passivas).

 

Compreenda o que é a contabilidade gerencial, acessando o conteúdo inerente ao link abaixo:

http://www.cienciascontabeis.com.br/a-importancia-da-contabilidade-gerencial-as-empresas/

 

 

imagem - artigo essencia sobre a forma

 

 

Atenção!

 

A primazia da essência sobre a forma excepcionalmente deve ser aplicada na “contabilidade gerencial”, pois sua atenção é voltada aos interesses internos, ou seja, meramente gerenciais, nada fiscais.

 

Dos aspectos positivos às empresas

 

A primazia da essência sobre a forma possibilita aos empresários ou administradores, uma visão mais ampla da real situação de suas empresas, auxiliando-os positivamente quanto às suas tomadas de decisões. Demonstrar a realidade por meio de uma prática contábil é uma das mais importantes características contábeis senão a principal.

Comece hoje mesmo a aplicar esse conceito contábil em seu trabalho, a primazia da essência sobre a forma e, ajude consideravelmente os empresários quanto às suas decisões estratégicas.

 

 

 

 

É... foi um bom artigo, não? ;)
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas relacionadas à contabilidade!
Sobre o Autor
• Juliano Lucio Santos da Silva • Contador • CRC n° SP-295043/O-2