">
contato@cienciascontabeis.com.br
contabilidade

Olá, contador/contabilista!

empregoDiariamente recebemos diversos emails de profissionais do ramo das Ciências Contábeis interessados em buscar um emprego que seja condizente com seus currículos e expectativas no que se refere a salários e cargos. O que mais espanta nestes casos é que, geralmente, estas mesmas pessoas que remetem emails ao Site não fazem a menor ideia dos caminhos que devem ser trilhados para que o emprego desejado seja conquistado.

Para não depender da sorte para conseguir o emprego almejado, em tempos de crise, é preciso muito mais do que um currículo bem feito. É necessário organização, planejamento, dedicação e foco (sim, não adianta ficar “atirando” para todos os lados como normalmente se vê por aí).

Com base na demanda que identificamos, resolvemos criar o Guia Completo do Emprego Contábil, um conjunto de dicas super importantes e fáceis de serem postas em prática para você que está em busca de um emprego no ramo da contabilidade.

Siga o passo a passo com disciplina e prepare-se para rir com os comparativos da dica 12.

O primeiro passo é:

1) Mexa-se. É hora de ser proativo!

A não ser que você já seja um profissional de renome em sua área de atuação, nenhuma empresa irá bater à sua porta implorar para que você passe a trabalhar para ela. Encha uma xícara de café e crie motivação para seguir rigorosamente os passos descritos a seguir.

Ah, e algo importante: não se acomode caso você já tenha um emprego.

Atualmente o mercado de trabalho é muito dinâmico e você não deve deixar de se aproveitar deste atributo para buscar evolução pessoal e profissional. Muitas vezes você já conseguiu absorver tudo o que determinado emprego pode te proporcionar e, nestes casos, talvez seja hora de não se acomodar e buscar novos desafios para continuar evoluindo. Um novo ambiente de trabalho, além de ter poder para te proporcionar experiências que até agora você não viveu, irá fazer com que a sua sede por conhecimento se renove, afinal de contas, você estará pressionado a “dar conta do recado”!

 

2) Deixe seu currículo completo, atualizado e organizado!

organização empregos
Isso é básico, lembre-se de reunir todas as informações que contribuem para que você seja encarado como a pessoa certa para os cargos nos quais almeja atuar. Caso você possua certificados pouco importantes auferidos em períodos anteriores há 6 anos, cogite a hipótese de eliminá-los de seu currículo, eles poderão diminuir o peso daqueles itens que são realmente importantes. Não esqueça de adicionar datas aos fatos contidos no currículo. A organização também é importante, posicione todos os itens em ordem cronológica (de tempo). Como trata-se de um currículo voltado para o cenário da contabilidade, busque não sobrecarregá-lo com mais de duas cores. É preciso passar credibilidade e, o excesso de cores, caminha na contramão deste objetivo.

Ah, e quadriplique a atenção com relação aos erros de português. A empresa que irá te contratar irá pensar “se ele(a) não consegue escrever corretamente em seu próprio currículo, então imagine os erros que não cometerá em atividades cotidianas…”. E ela tem razão!

Também lembre-se de acrescentar exemplos práticos de situações em que você esteve presente. Falar de um projeto em que você participou muitas vezes pode contar muito mais do que um curso ou congresso em que você se fez presente. Não minta sob hipótese alguma.

 

 

3) Marque as palavras-chaves do seu currículo em negrito de forma que permita uma rápida visualização pela pessoa que o analisar.

palavras-chaveDepois que seu currículo estiver pronto, é muito importante que você destaque em negrito os seus pontos principais.

O objetivo é que, com uma rápida “passada de olho” seja possível saber de quem você se trata, o que busca e quais são as suas principais qualificações.

Não ter definidas as palavras chaves podem fazer com que a equipe (pessoa) responsável pelo processo de recrutamento e seleção não dê a atenção merecida àquilo que você apresentar.

 

4) Crie uma planilha no excel e faça uma relação dos cargos que você almeja ocupar.

A fim de facilitar o seu trabalho e te fazer ganhar tempo, criamos uma planilha que servirá de base para que você possa preencher as informações sugeridas aqui. Ela é bem simples e pode até mesmo ser editada. Você poderá receber ela em seu email clicando neste link. A coluna referente à relação de empregos que você deve preencher encontra-se na aba “Cargos“.

 

planillha emprego

 

5) Aproveite esta mesma planilha para preencher a aba onde você fará uma relação de empresas onde você gostaria de trabalhar.

Clique na aba “Empresas” e comece listando as empresas da sua região. Depois vá abrindo o leque… Tenha em mente que, na eventualidade de você morar em cidade pequena e estar situado em uma região onde não existam muitas empresas de medio/grande porte, se você for um profissional de alta qualificação, talvez esteja na hora de você fazer as malas e ir em busca de locais onde possam valorizar aquilo que você tem a oferecer. Em cidades menores, em geral, infelizmente o campo de atuação acaba sendo bastante limitado. A coluna “Número” serve apenas para que você, caso queira, possa ordenar as empresas para a ordem inicial.

 

contabilidade-emprego

 

6) Agora preencha a aba da planilha referente aos contatos que você possui.

Esta dica serve principalmente para você que busca um emprego na sua própria região. Sabe aquelas pessoas que você conhece e que são bem relacionadas na sua área de interesse? Geralmente elas são as mesmas que já alcançaram sucesso na área contábil e, por terem chegado até lá, acabaram conhecendo uma porção de pessoas interessantes ao longo de suas trajetórias profissionais. Por tras de todo percurso vitorioso existem contatos que ajudaram a pessoa que teve êxito a chegar ao topo da montanha.

Localize a aba “Contatos” e comece a fazer a sua lista. Neste item também podem se encaixar: amigos, (ex)colegas de trabalho e os empregadores de seus (ex)colegas de faculdade (especialização, mestrado, doutorado…). Para esta tarefa, use e abuse de redes sociais como Facebook e LinkedIn.

 

contabilidade emprego

 

 

Se, mesmo com esforço, não lembrou de nenhum sujeito com estas característica, não se desespere.

Deixe as colunas em branco e siga as orientações.

Agora, se você lembrou de algumas pessoas que já trabalham em empresas onde você gostaria de atuar, trate de conseguir o telefone delas e adicioná-los na planilha. E aqui vai uma dica super importante:

Principalmente se for seu amigo ou conhecido, em seu primeiro contato com ele, envie mensagens curtas e não deixe claro que você está a procura de um emprego. Tente mostrar que você tem a intenção de conhecer um pouco mais sobre o mercado em que ela atua, diga que quer aprender algumas coisas com ele. Vá seguindo esta linha e, então, tente marcar um café. Assim que agendar o encontro, assinale a data do mesmo na planilha (poderá adicionar a hora também).

 

emprego contabilidade

 

Assim que você obtiver a resposta positiva dele sobre sair com você, busque procurar saber mais informações sobre a empresa em que ele trabalha. Seja proativo!

Caso ele sinta que você está preparado, daí pode surgir a oportunidade que você tanto espera. Caso a reunião não corresponda às suas expectativas, não desanime, continue tentando. Esta técnica é muito potente e uma hora você vai acabar funcionando, pode acreditar!

 

7) Faça buscas na internet a fim de encontrar os números de telefone e email relativos a cada empresa alvo.

Geralmente as empresas apresentam um email específico para recrutamento e seleção. É este que você deve rastrear.

Vá até a aba “Empresa” e preencha a sua planilha com o email e respectivo número de telefone de cada organização.

 

emprego ciencias contabeis

 

 

8) Remeta um email para cada empresa.

Neste email você deve se apresentar e ir direto ao ponto ao dizer qual(is) vaga(s) você gostaria de ocupar e, também, por quais razões você acredita ser merecedor do(s) referido(s) cargo(s). Tente se limitar a um número máximo de duas ou três funções, isso demonstra que você apresenta familiaridade com os conhecimentos requeridos às áreas demandadas. Deixe seu currículo em anexo à mensagem.

Após o envio, a fim de efetuar o registro da ação, preencha a coluna “Data do Envio” com o dia em que o disparo da mensagem foi realizado.

 

ciencias contabeis emprego

 

9) Adicione a Data do Início do Processo de Recrutamento e Seleção em sua planilha.

Em empresas maiores, em geral, há um período pré agendado destinado a contratações. Caso o seu currículo não seja apreciado pela empresa no momento do envio do primeiro email, após a resposta da empresa, remeta outra mensagem perguntando qual é o período em que ela planeja abrir o processo de recrutamento e seleção. Registre a ação de resposta da empresa preenchendo a coluna “Data da Resposta“.

 

empregos contabilidade

 

Caso, posteriormente, a empresa tenha repassado a você a data em que será iniciado o período do processo de recrutamento e seleção, chegou o momento de você criar um alerta em seu calendário pessoal.

 

10) Criação dos alertas em seu calendário pessoal

 

Faça login em sua conta do Google (caso não tenha, crie uma) e acesse o seu calendário pessoal. Encontre as datas respectivas ao início do processo de recrutamento e seleção das empresas e configure para que, naquela mesma data, seja remetido um aviso ao seu email alertando a respeito da ocasião. Isso fará com que você não perturbe a sua mente com a tarefa de ter de ficar lembrando das datas específicas. Este passo é de suma importância.

Abaixo segue o passo a passo de como você irá realizar estas configurações.

 

Passo 1. Localize a data de abertura do processo de recrutamento e seleção (no calendário) e efetue a criação de um evento. Basta selecionar uma célula e clicar no botão vermelho “Criar”.

agenda do google

 

 

Passo 2. Clique em cima do evento criado.

agenda do google

 

 

Passo 3. Vá até o campo “Notificações” e ative o recebimento via email. Após, clique em “Salvar“. Dessa forma, um email será disparado para o seu endereço no dia “D”.

 

alerta agenda do google

 

Caso não tenha o hábito de utilizar a sua agenda pessoal online, talvez este seja o momento perfeito para entender a ferramenta e dar o pontapé inicial no quesito organização pessoal de alta performance. É excelente para que você jamais esqueça de seus compromissos e possa ter a mente 100% ocupada com o que realmente interessa e faz a diferença na sua vida. Lembrar de deveres e tarefas, isso o software faz pra você!

 

 

11) Ligue para cada empresa que não respondeu ao seu email.

telefone empregoIdentifique as empresas que não responderam ao seu email de contato dentro do prazo de uma semana.

Caso você não tenha sido respondido por alguma, aguarde pois ainda não é hora de riscá-la de sua lista de opções.

Faça o contato telefônico e peça para ser redirecionado ao setor de recursos humanos. Explique quem você e que entrou em contato via email anteriormente, mas que, por algum motivo, acabou não obtendo respostas da empresa.

Caso não estejam contratando, pergunte pela data do próximo processo de recrutamento e seleção e adicione esta mesma data em seu calendário pessoal, crie o evento e acione a opção de notificação via conforme você já aprendeu. Na eventualidade de não conseguir êxito via contato por email e telefônico, elimine-a de sua lista.

 

 

 

Agora me permita te introduzir ao passo seguinte sem, por ora, te revelar de qual se trata. Acredito que esta ainda será a principal dica do Guia, então preste atenção!

Certa vez eu estava conversando com uma amiga que estava com tremendas dificuldades para encontrar um namorado. Ela me falava que já havia tentado encontrá-lo de todas as maneiras possíveis: frequentando festas e bares, indo a eventos relacionados à sua área de atuação, viajando, trabalhando, em restaurantes, etc. E, detalhe: já faziam dois anos desde o início da busca e ela era uma mulher muito bonita e simpática, aparentemente não havia nada que a prejudicasse para que fosse capaz de encontrar um companheiro.

Então a fiz a seguinte pergunta:

“E chats de relacionamento na internet, você já tentou?”

Ela me respondeu:

“Sim”.

E então, continuei:

“E, por qual razão você acredita não ter sido bem sucedida utilizando esta alternativa?”

Ela disse:

“Pois, mesmo nos chats, os homens que encontro nunca querem nada com nada, só querem diversão e eu quero algo a mais…”.

Após a sua resposta, realizei a última pergunta, a fim de confirmar aquilo que já suspeitava:

“O site de relacionamento acessado por você era gratuito, certo?”

E ela me respondeu:

“Sim, gratuito.”

 

Bom, agora deve estar feita a confusão. Você deve estar se perguntando “que diabos” esta história “fora de contexto” tem a ver com a sua busca por emprego, correto?

Em primeiro lugar, saiba que os sites de relacionamento são excelentes ambientes para conhecer pessoas e, sabe por que? Pois os softwares utilizados pelos melhores sites de relacionamento têm capacidade para cruzar as suas características com os atributos da pessoa que apresenta potencial para estar com você, e vice-versa.

Quer um exemplo prático?

Digamos que você goste de rock, se interesse por assuntos relacionados à segunda guerra e aprecie viajar. O site de relacionamentos irá cruzar seus dados com os de alguém que seja parecido com você e, posteriormente, colocá-los em contato. Desta maneira, as chances de um acabar gostando do outro são infinitamente maiores!

Mas, infelizmente, apenas os melhores sites de relacionamentos possuem esta tecnologia e, os melhores, são PAGOS!

E, tão ou mais importante do que o fato do software ser superior, é o fato justamente do serviço SER PAGO, e não gratuito. Esta característica faz com que apenas indivíduos que realmente busquem um relacionamento sério sejam clientes do serviço prestado pelo site de relacionamentos. Quem só quer se divertir, se contenta com chats gratuitos mesmo! E, foi aí o grande erro da minha amiga. No caso dela, o “barato”, ou, o “gratuito”, acabou saindo muito caro devido a todo tempo que ela desperdiçou usando ferramentas menos eficazes para alcançar seu objetivo.

O mesmo vale para quem quer encontrar empregos. Softwares de empregos apresentam tecnologias que possibilitam colocar o seu currículo ao encontro da empresa que necessita exatamente de alguém como você. Como se não bastasse, devido ao fato de você (não obrigatoriamente) pagar pelo serviço, ela tem ideia de que se trata de algo sério, que você não está “a toa” em busca de uma nova experiência em uma empresa.

Agora podemos prosseguir ao passo 12.

 

12) Cadastre-se nos principais sites de emprego da internet.

Quando você fez a sua lista de empresas que estaria disposto a trabalhar, imagino que a grande maioria delas não estava contida na sua relação.

Abaixo elenquei os principais sites de empregos com ofertas relacionadas à contabilidade:

  1. A primeira delas é a Manager Empregos. A Manager existe desde 2000 e tem o diferencial de renovar diariamente as suas ofertas de empregos. Clique aqui para se cadastrar.

2.  O segundo é a Catho. Através deste clique você consegue ter acesso ao serviço (que é pago) por 7 dias gratuitamente. Com os 7 dias, você estará apto para conhecer o sistema deles (que é muito inteligente e intuitivo), bem como ter ideia se há alguma empresa lá ofertando vagas que vão de encontro aos seus interesses.



Então não deixe de fazer parte deste sites e, lembre-se: ao mesmo tempo em que você busca o emprego perfeito, existem diversas empresas que, também, sonham em contar com o funcionário que irá ser capaz de transformá-las de forma positiva. Esta pessoa pode ser você. Assim como nos sites de relacionamentos, no mundo dos negócios, os casamentos perfeitos também existem e estão ao seu alcance! :)

 

13) Tenha seu próprio cartão e frequente a eventos!

Frequentar eventos relacionados ao segmento contábil que existam em sua região é um excelente método para conseguir contatos. Mostre-se interessado, tente interagir com os palestrantes e as demais pessoas que frequentam o ambiente onde o evento está sendo realizado.

Confira o modelo abaixo, como consegue transmitir clareza nas informações e, ao mesmo tempo, credibilidade. Caso seja de seu interesse, copie a foto abaixo e envie a mesma para que um designer possa fazer um modelo parecido para você.

 

cartão visitas contabilidade

Por favor não vá pecar  no momento de criar os seus cartões de visita. Eles não podem ser feitos com material de má qualidade ou passarem uma imagem “meia boca” de você. Se estiver apertado, deixe de comer a pizza do fim de semana por algum tempo, mas não deixe de investir em seus cartões de visita. Eles dizem muito sobre a sua personalidade, mais do que você talvez possa imaginar.

E sim, nestas ocasiões as aparências realmente importam e você não poderá deixar de destinar boa dose de atenção a elas!

 

14) Preparação para a Entrevista

Jamais chegue para uma entrevista sem conhecer minimamente o lugar em que você pretende trabalhar. Antes de chegar para o encontro, busque informações sobre a empresa em seu site e redes sociais. Procure entender os valores desta empresa e, desde que você esteja de acordo com o mesmos, utilize-os como uma arma em seu favor no momento em que você será testado. Tente ser natural e nunca abra mão de ser quem você realmente é.

Em tempos de entrevista, busque estar sempre a par das principais notícias que são veiculadas na televisão, jornais, rádio e internet. Conhecimento gerais comumente são exigidos em processos desta natureza e você poderá ganhar alguns pontos se estiver por dentro do que ocorre no Brasil e no mundo. Aqui, vale reforçar a atenção principalmente a temas relacionados a economia e política.

trabalho-contabilidade

 

Também preste atenção à sua forma de vestir (com roupas bem passadas) e tenha os cabelos bem aparados. Não é preciso dizer que se você chegar um minuto atrasado as chances de você ser contratado caem pela metade. Redobre a atenção neste sentido e chegue de 15 a 20 minutos antes da entrevista ser realizada.

Chegue na entrevista pronto para dizer de que forma você seria capaz de contribuir para o sucesso da empresa e, jamais, em hipótese alguma, faça reclamações ou fique abordando ex superiores ou o antigo local em que você trabalhava de forma negativa.

15) Não achou o emprego que você queria? É muito qualificado e não quer migrar para uma cidade maior?

Nestes casos, por que você não cogita iniciar seu próprio negócio?

Abaixo segue opções de dois cursos que podem servir como um pontapé inicial e te dar um norte sobre atuar na iniciativa privada.

 

empregos organizaçãoOpção 1: Empreenda tendo seu próprio escritório contábil em sua cidade

Link do Curso: Como Montar Seu Escritório de Contabilidade 

Caso, após o curso acima ainda não se sinta seguro para ter o seu empreendimento, segue a opção 2 como reforço.

Link do Curso: Curso sobre Rotinas Fiscais em Escritório de Contabilidade

 

Ou então, caso você seja realmente ousado, pode tentar a segunda opção:

 

Opção 2: Empreenda atendendo clientes de todo o Brasil em um escritório de contabilidade virtual.

Link do curso: Como Montar Um Serviço De Contabilidade Online

 

Opção Extra: Não quer empreender e entende que  necessita se qualificar um pouco mais a fim de buscar um posto de hierarquia mais alta e com melhor remuneração?

Segue aqui uma vasta recomendação de cursos relacionados à contabilidade que você pode fazer.

 

Por,

Guilherme Scottá