">
contato@cienciascontabeis.com.br
contabilidade

Por Que Ser Contador?

Publicado em 24/10/2016

Contabilidade – uma área de atuação onde não há crise

 

Ser contador demanda, além de muita sabedoria, possuir visão estratégica e comprometimento. Mesmo enquanto empregados, ainda assim devemos ser empreendedores, pois, temos por missão, cuidar do patrimônio das empresas, ou seja, que empreendemos com o empreendimento dos outros.

Nosso objetivo é superar as expectativas de nossos empregadores e/ou clientes, participando diretamente de seus negócios, empreendimentos, de seus sonhos e de seus resultados. Podemos dizer que “somos diretamente responsáveis pelo sucesso de uma empresa bem como o sucesso do próprio empresário”. Só nós sabemos o quão é prazeroso ver uma empresa obtendo resultados positivos incríveis e conquistando o mercado devido à considerável parcela, contribuição de nosso trabalho.

 

Nossa importância para a sociedade

 

Ser contador não é apenas atender aos interesses do fisco, emitindo impostos e cumprindo obrigações. Sim, infelizmente somos vistos dessa forma. “Ser contador vai muito além do que um leigo em contabilidade pode imaginar!”

Poucos sabem da nossa importância para com a economia brasileira. Não param pra pensar que o orçamento público, seja ele municipal estadual ou federal são elaborados, nada mais, nada menos, pelo contador, ou melhor, dizendo, contadores. Somos uma classe sólida e extremamente importante, a qual, muitas vezes, “garante a empregabilidade a milhares de pessoas sem que elas saibam”, pois, nossa experiência nos permite evitar que as empresas, em momentos de dificuldade e/ou recessão econômica, venham a quebrar e, por consequência, dispensar seus colaboradores.

 

A gratificação profissional

 

É gratificante presenciar o triunfo das empresas mediante nosso trabalho e dedicação. “Somos importantes formadores de opiniões, estrategistas e sabemos quais os caminhos trilhar bem como a hora de arriscar ou parar, investir ou não”. Isso se deve porque conhecemos a fundo as empresas no que tange as questões administrativas, operacionais, financeiras e econômicas. Somos privilegiados com informações sigilosas e, na obtenção destas, informações sigilosas também geramos. Capazes, somos em confeccionar relatórios, extrair ideias precisas, informações úteis e sugestões excepcionais basicamente fazendo vista aos números das empresas, especificamente através dos demonstrativos contábeis e financeiros. Exatamente, “transformamos números em informações necessárias e destas informações, estratégias das quais garantem a sustentabilidade das organizações”.

Ser contador é amar demasiadamente a contabilidade, seus números, suas informações, é torcer pelo sucesso dos outros, o que é de fato a garantia de nosso trabalho, ou seja, também o nosso sucesso.

Ser contador é se entregar completamente à nossa profissão sabendo que teremos que estudar a vida inteira adaptando-nos às mudanças diversas sejam elas fiscais, comerciais e/ou gerenciais. “Ser contador é não ter preguiça, é ter foco”.

A gratificação em espécie (dinheiro) não se compara às tamanhas de nossas conquistas.

 

imagem artigo - por que ser contador

 

Quanto ganha um contador?

 

Eu e todos nós da classe contábil já nos fizemos essa mesma pergunta, talvez ainda nos façamos. A resposta é que, não ganhamos muito, infelizmente, não na mesma proporção de nosso trabalho, nossos resultados propostos. O maior ganho está na realização profissional! O maior ganho está em ajudar as pessoas, as empresas!

Digamos que há contadores que possuem uma estabilidade financeira invejável, isso graças ao seu trabalho. Todavia, um contador, dependendo de sua dedicação, consegue levar uma vida até confortável, não a ponto de ficar rico, é claro, mas há exceções.

Entenda que, experiência, educação continuada, dedicação e remuneração (honorários contábeis/salários) caminham lado a lado.

 

Por que não há crise na área contábil?

 

Primeiramente porque nossa classe não atende toda a demanda, pois há muitas empresas para poucos contadores.

Segundo, porque toda e qualquer empresa e/ou organização, com finalidade lucrativa ou não, precisa de um contador/contabilidade. Isso é uma exigência legal, não facultativa.

Em terceira resposta, senão a mais importante, porque uma empresa da qual está sustentavelmente bem frente ao mercado, precisa de um contador para assegurar o bom desempenho e momento. Já em meio à recessão econômica, as empresas precisam ainda mais do contador para que esse profissional sustente à empresa não a deixando quebrar e, se possível, que ele contorne a atual situação. Somente o contador, por conhecer os números transformando-os em informações e ações, consegue manter uma empresa de pé. É ele quem constitui e é somente ele quem pode fechar as portas de uma empresa, sendo ele o responsável direto por relatar os fatos, por escritura-los de forma correta e legal.

 

Seja você um contador!

 

Se estiver em dúvidas quanto à profissão contábil, esperamos, por meio deste, ter-lhe demonstrado que a maior recompensa da carreira contábil é a realização profissional. É saber que, tantos e tantos, mesmo não percebendo sua importância, dependem de você.

A contabilidade é uma ciência que objetiva o controle do patrimônio da entidade. Tão logo somos valorosos cientistas, poucos recompensados, poucos reconhecidos, mas imprescindível ao mundo à nossa volta!

Venha você a fazer parte desse time que só cresce e ajude seu país a crescer também!

Precisamos de você futuro contador, pois, juntos, somos ainda mais fortes!

 

É... foi um bom artigo, não? ;)
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas relacionadas à contabilidade!
Sobre o Autor
• Juliano Lucio Santos da Silva • Contador • CRC n° SP-295043/O-2

Publicações Relacionadas