">
contato@cienciascontabeis.com.br
contabilidade

Os principais Conselhos de Contabilidade do Brasil

Publicado em 08/05/2012

E então, quais são os principais Conselhos de Contabilidade do Brasil?

Após relatar sobre o que é, e qual a função de um Conselho de Contabilidade no texto anterior, chegou o momento de conferir quais são as referências nacionais dentro do tema em pauta, aproveitando o espaço para falar a respeito dos conselhos de alguns estados brasileiros. De acordo com a abrangência, chegamos à conclusão que os principais Conselhos de Contabilidade do Brasil encontram-se nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.

CRCRS, Conselho do Rio Grande do Sul

O Conselho Regional de Contabilidade do estado do Rio Grande do Sul tem como finalidades principais a fiscalização do exercício da profissão contábil, bem como a efetuação do registro dos profissionais da Contabilidade e das empresas de serviços contábeis. O CRCRS é composto de órgãos de deliberação coletiva e de órgãos singulares, e tem como missão promover o efetivo e regular o exercício da contabilidade em cumprimento às suas atribuições legais de registro e fiscalização, com ética, qualificando os profissionais em beneficio da sociedade. As políticas de relacionamentos abrangem profissionais da Contabilidade, Organizações Contábeis, Sistemas CFC/CRCs, funcionários, estudantes da área contábil, entidades da classe, órgãos públicos, imprensa, fornecedores, empresas privadas, Conselhos Profissionais, Delegados Regionais e cidadãos, entre outros. A visão da entidade é ser referência em assuntos de interesses de profissão contábil, e de acordo com o próprio CRCRS atuam de acordo com os valores: ética e transparência, integração e comunicação, qualidade e valorização e respeito e credibilidade. A entidade tem sede na capital do estado, Porto Alegre.

CCSC, conselho de Santa Catarina

Outro Conselho de importância no Brasil é o Conselho de Contabilidade de Santa Catarina, que conta com 8 macro-delegacias e 29 delegacias em todo o estado. Este tem como atribuições básicas registrar, normatizar, orientar e fiscalizar a atuação da profissão de contábil em Santa Catarina. Com uma nova sede na cidade de Florianópolis, a entidade busca ampliar os programas desenvolvidos pelo Conselho, como por exemplo, a Educação Continuada, e também aprimorar os serviços prestados.

CRC SP, conselho de São Paulo

Na região do centro do Brasil, encontra-se o Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo. Além das funções básicas de orientação e fiscalização o CRC SP, é responsável pelo projeto de um programa de educação continuada, com palestras e seminários. Também organiza convenções, que tem como objetivo estreitar o relacionamento entre profissionais, empresários e estudantes de Contabilidade.

Conselhos de Contabilidade do Brasil

Conselhos de Contabilidade do Brasil

CRCMG, conselho de Minas Gerais

Já o Conselho de Contabilidade de Minas Gerais tem como missão contribuir com o crescimento do profissional contábil, melhorar a eficiência no atendimento e qualificar seus colaboradores internos, a fim de garantir o cumprimento da legislação vigente. Os principais objetivos do CRCMG são atender os contabilistas, e todos que atuem na área de contabilidade, da melhor forma possível, promover e incentivar os colaboradores internos na busca do crescimento pessoal e profissional, garantir o direito pleno do exercício do profissional qualificado e preparado e promover e incentivar o desenvolvimento do profissional contabilista.

CRC/DF, Conselho do Distrito Federal

Partindo para outro Conselho, com sede na cidade de Brasília, o CRC/DF é outra entidade de relevância no Brasil, tendo também como objetivos a orientação e fiscalização da realização da profissão contábil.
Os Conselhos de Contabilidade devem ajudar os profissionais da área a se proteger em assuntos referentes a sua profissão. Eles garantem benefícios jurídicos, econômicos e proteção. Os benefícios incluem planos ou acordos formais entre a entidade e os empregados individuais, grupo de empregados e representantes, amparo quando houver infrações cometidas que ferem a profissão e/ou o profissional. E principalmente e regulamentação da profissão.

É... foi um bom artigo, não? ;)
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas relacionadas à contabilidade!
Sobre o Autor

Publicações Relacionadas

  • Arthur dos Santos

    OLÁ,GOSTO MUITO DO SEU SITE. ME INTERESSEI MUITA PELA ÁREA DE CIENCIAS CONTABEIS,VOU FAZER VESTIBULAR NESTE ANO,MAS COMO QUALQUER OUTRA PESSOA ESTOU COM DÚVIDAS.SERÁ QUE VOCE PODERIA ME RESPONDER SE VALE A PENA FAZER ESSA FACULDADE AQUI EM SANTA CATARINA?ACHO QUE ESTÁ MUITA SATURADO ESSA PROFISSÃO AQUI,MAS É UM DOS ÚNICOS CURSOS DE GRADUAÇÃO QUE ME ITERESSEI ,OBRIGADA.

    • Ciências Contábeis

      Olá Arthur! Certamente vale. Não deixe de fazer o curso devido ao alto nível de concorrência que você vai encontrar pela frente se é por esta área que você realmente se interessa!

  • Arthur dos Santos

    olá ,aqui estou eu de novo e com outra dúvida…vocÊ poderia me dizer qual é o nível dos cáculos que o estudante irá se deparar na faculdade?.Eu estou pesquisando na internet,mas nunca acho alguns exemplos de cáculos que os contadores fazem…aliás ,muito obrigado a sua resposta da pergunta anterior me motivou ainda mais para eu seguir a área de ciencias contábeis.agradeço se vocÊ colocar algum exemplo de cálculo.(sou ótimo em matemática,mas do jeito que as pessoas falam da dificuldade que são os cáculos em ciencias contábeis me ASSUSTAM…).