">
contato@cienciascontabeis.com.br
contabilidade

Escritório de Contabilidade, você já pensou em trabalhar em um?

Publicado em 27/04/2013

Trabalhar em escritório de contabilidade

Antes de falar sobre o que faz um escritório de contabilidade temos de entender o que é a contabilidade em si. Primeiramente, o contador é responsável pela parte de administrar e registrar todos os tipos de alterações de patrimônio das empresas, ou seja, tudo o que a empresa faz tem de ser passado, administrado, registrado e informado aos órgãos competente, tais como Receita Federal, Secretária do Estado e Prefeitura. Estes registros são suas compras, vendas, prestações de serviços, mudanças na administração da empresa, mudanças de atividade entre outros. Tudo isso é feito da seguinte forma, o escritório basicamente é divido em quatro setores básicos:

O Escritório de Contabilidade e o Departamento Pessoal

trabalhar em escritório de contabilidade

trabalhar em escritório de contabilidade

Setor onde é feito todo o controle de entrada e saída de funcionários, registros pertinentes a área trabalhista, sindicais e previdenciária, dentro disso temos uma serie de informações que distinguem um RH (setor de Recursos Humanos) de um DP (departamento pessoal). Nos dias atuais, falasse muito sobre capital humano e a importância dos colaboradores na empresa, a mudança de conceito sobre o que é administrar seus funcionários e o que é ser colaborador. Só em nível de informação o conceito que se tinha há alguns anos era de que todos que faziam parte do corpo diretor de uma empresa era tido como corpo de colaboradores, e os que detinham cargos voltados à produção, no caso de uma indústria, eram tidos como funcionários, porém isso muda a partir do momento em que percebe-se a importância do que é o capital humano e passa a ser importante tratar como “colaborador” todas as pessoas da empresa. Mas, evoluções a parte, o setor de Recursos Humanos é uma área que algumas escritórios de contabilidade possuem, sendo estes de um porte maior, que é voltado à recrutamento e seleção, desenvolvimento profissional, treinamentos entre outros. Já o departamento pessoal tem um cunho mais obrigatório no sentido que é parte fundamental em um escritório.

Departamento de Repartição Pública

Setor que trabalha para parte de registros jurídicos do escritório de contabilidade, que registra as empresas clientes nos órgãos competentes e responde por elas caso seja solicitado a apresentar algum tipo de documento. Este setor controla o arquivo de contratos de constituição da empresa, contratos de alugueis e registros de CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. Sobretudo é quem faz as declarações necessárias a cada empresa, tais como a DIRF – Declaração de Imposto Retido na Fonte, DIRPJ – Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica, e as declarações especificas a alguns tipos de empresa. É um setor que interage muito com os órgãos competentes, está sempre em contato seja no meio físico ou virtual, trocando informações com o Governo. Através desta área do escritório de contabilidade é que a empresa fica legalmente capaz de exercer suas atividades.

Departamento Fiscal, área de suma importância em escritórios de contabilidade

O Departamento Fiscal é o setor que merece uma parcela de importância maior por ser ele quem controla a parte relacionada ao Fisco da empresa, regular o que a empresa compra em notas ficais de entrada, a forma como ela vende em notas fiscais de saída, os registros de livros fiscais, tais como, Livros de Entradas onde é lançado todas as mercadorias de compras, Livros de Saídas onde é lançado todas as operações que dizem respeito a vendas, remessas, retornos, devoluções entre outras operações. Além disso, cabe ao departamento fiscal o Livro de Inventário que registra todas as mercadorias que ficam em estoque e devem ser relacionadas para controle da empresa, Livro de Apuração do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), onde é registrado todas as operações apuradas com relação ao ICMS e quanto a empresa paga ou tem de credito para o período seguinte.

Falando um pouco sobre impostos é também função do departamento fiscal cuidar da apuração dos demais impostos federais, estaduais e municipais, são eles:

  • Federal: PIS (Programa de Integração Social)/ COFINS(Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social)/ IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica)/ CSSL (Contribuição Social Sobre Lucro).
  • Estadual: ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)/ IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
  • Municipal: ISS (Imposto Sobre Serviço).

Feitas as apurações de notas de serviços e vendas, se chega aos valores a serem pagos pelas empresas neste quesito.

Outras obrigações acessórias que englobam este departamento são:

  • Síntegra, que auxilia os fiscos (Governos) no acompanhamento das operações de compra e venda entre os estados.
  • Sped, que falado anteriormente uma declaração criada para integrar as informações passadas ao fisco.
  • GIA, declaração passada referente às apurações do ICMS, sendo está de suma importância.

É importante destacar que todas estas declarações e obrigações possuem datas, programas e ferramentas que servem para transmitir estas informações. Cabe a cada departamento se informar sobre tais orientações.

Conclusão sobre o trabalho do contabilista em um Escritório de Contabilidade

Esperamos, a partir desta elucidação sobre o trabalho realizado em escritório contábil, que um número maior de contabilistas tenha definido se esta é, ou não, a área que pretende atuar futuramente. Os Escritórios de Contabilidade são de suma importância para a plena manutenção da atividade empresarial no Brasil. Sem eles, seria ainda mais difícil viabilizar a criação de empresas em nosso país, tendo em vista que a não terceirização da contabilidade acarretaria em custos pesados às pequenas e medias empresas que, até os cinco primeiros anos de vida, geralmente tardam em sair do campo deficitário.

E você, alguma vez pensou em trabalhar em um escritório contábil? Ou mesmo em ter seu próprio escritório de contabilidade? Caso você trabalhe ou já tenha trabalhado em um, não deixe de compartilhar a sua experiência conosco, será de grande valia às pessoas que acompanham este portal!

Na sequência você também tem a sugestão de dois cursos relacionados ao assunto:

  1. Como Abrir um Escritório de Contabilidade
  2. Rotinas Fiscais de um Escritório de Contabilidade

 

Carlos Alberto

 

É... foi um bom artigo, não? ;)
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas relacionadas à contabilidade!
Sobre o Autor

Publicações Relacionadas

  • Valdo José Trindade

    Boa noite, sou formado em ciências contábeis, agora no mês de maio, vou registrar no CRC. Hoje não trabalho diretamente na área, pretendo abrir um escritório de contabilidade com uma pessoa que atua na área e está em formação acadêmica, gostaria de ouvir alguns conselhos….

    No aguardo !

    • Ciências Contábeis

      Olá Valdo! Você pode encontrar maiores informações a respeito de escritório de contabilidade neste mesmo portal, creio que deva lhe acrescentar algo em termos de conhecimento sobre o negócio. Geralmente a tentativa de se abrir um escritório de contabilidade é válida, tendo em vista que o investimento inicial é bastante baixo. Boa sorte na escolha!

  • Mariana

    Bom Dia!

    Trabalho em um escritório contábil a mais de 4 anos sempre atuando na area fiscal, estamos pensando em elaborar um projeto de unificação de departamentos Fiscal e Contábil, idéia do dono da empresa, qual a sua opinião sobre isso?

    • cienciascontabeis

      Olá Mariana, é uma situação bastante complexa. Seria necessário um estudo mais aprofundado da empresa para se chegar a uma conclusão a respeito. Desculpe não responder à sua pergunta.

  • JOÃO GABRIEL

    Ola, eu trabalho em um escritório de contabilidade, tenho desejo de me aprofundar nessa área, alguém sabe de um curso para menores de idade?

  • Carlos

    Olá João Gabriel, você pode tentar um curso técnico, que você pegará um bom conhecimento, até você conseguir entrar em uma faculdade.

    Esse site é muito bom!
    Sempre frequento para ver novas postagens.
    Obrigado pelas informações e parabéns!