">
contato@cienciascontabeis.com.br
contabilidade

Conselho de Contabilidade, o que é?

Publicado em 07/05/2012

Conselho de Contabilidade, o que é?

É fundamental tanto ao estudante de Ciências Contábeis, como ao contabilista com formação concluída, entender sobre o que é o Conselho de Contabilidade, suas funções e objetivos. E é reconhecendo a importância e influência desta entidade na vida do profissional contábil que terminamos por escolher este assunto para dar início às postagens da semana!

Conselho de Contabilidade é a entidade criada visando a fiscalização do exercício profissional contábil, com personalidade jurídica própria e específica. Esse sistema é constituído pelo Conselho Federal de Contabilidade e por 27 Conselhos Regionais, um em cada estado do Brasil. Este sistema de organização foi criado em 27 de maio de 1946, pelo Decreto-lei nº 9.295, assinado pelo presidente da época, Eurico Gaspar Dutra. A criação do Conselho Federal de Contabilidade é o resultado de uma grande busca para criação de um órgão colegiado que representasse a regulamentação decisiva da profissão contábil. A integração dos profissionais de Contabilidade, por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade, proporcionou o desenvolvimento de um grande sistema CFC/CR’s, que coordenado pelo Conselho Federal, garantiu os benefícios atuais à classe, que desfruta de reconhecimento econômico e social.

Conselhos de Contabilidade, o que fazem?

Conselho de Contabilidade, o que é?

Conselho de Contabilidade, o que é?

Os Conselhos de Contabilidade são responsáveis por registrar e fiscalizar o exercício profissional, além de orientar e normatizar a profissão contábil. Essa fiscalização é realizada em sua base jurisdicional. Os Conselhos de Contabilidade tem como atribuições: efetuar o registro e expedir a carteira profissional, examinar reclamações e representações escritas referentes aos serviços de registro e das infrações dos dispositivos legais vigentes, relacionados ao exercício da profissão de Contabilista, bem como monitorar a realização do trabalho de Contador e Técnico de Contabilidade, prevenindo e punindo infrações, e também representando às autoridades responsáveis sobre os fatos verificados.

É de responsabilidade dos Conselhos de Contabilidade atuar, também como Tribunal Regional de Ética e Disciplina, das profissões contábeis. E por fim, os Conselhos também se encarregam de executar programas educacionais, que garantem aos profissionais da área mais uma forma de aprimorar e qualificar suas competências. No geral essas entidades se encarregam de ações que vão desde a orientação e fiscalização do exercício profissional, até a realização e desenvolvimento de projetos de educação continuada e campanhas nacionais.

Este assunto está dividido em duas partes, sendo que na próxima publicação analisaremos quais são os principais Conselhos de Contabilidade do Brasil e, ademais, saberemos um pouco sobre cada um deles!

É... foi um bom artigo, não? ;)
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas relacionadas à contabilidade!
Sobre o Autor

Publicações Relacionadas

  • Guilherme

    Bom dia!
    Gostaria de um conselho franco. Por questões financeiras e por falta de tempo, pretendo iniciar um curso de c.c. à distancia, onde´será ministrado apenas 8h aula/semana, tendo em vista a complexidade do curso gostaria de saber se é viável ou não realizar este.E um fator muito importante empresas, escritórios etc.. costumam empregar profissionais que cursaram este tipo de curso?
    Desde já agradeço.

    • Ciências Contábeis

      Ola Guilherme, não vejo empecilho algum em você cursar Ciências Contábeis à distância. E, sobre conseguir posteriormente um emprego, também não creio que encontrará problemas por não ter frequentado uma sala de aula convencional durante o período de faculdade. Mas claro, precisará mostrar conhecimento, assim como qualquer candidato a determinado emprego.