">
contato@cienciascontabeis.com.br
contabilidade

Entrevista De Emprego No Ramo Contábil. Meus Devaneios…

Publicado em 13/09/2016

Teste de matemática, português, raciocínio lógico, etc  em uma entrevista de emprego. Talvez, desnecessários. Talvez, necessários. Diante da impossibilidade de uma resposta conclusiva e confiável, creio que seja um tema bastante desafiador. Por vezes, percebo que pessoas excelentes deixam de serem contratadas por não saberem naquele momento resolver questões de matemática, português ou raciocínio lógico, e isso implica inúmeros motivos. E este fato tem o poder de desclassificá-las.

Há vários motivos capazes de fazer com que alguém erre ou não se sobressaia em alguns destes testes. Existem pessoas infinitamente capazes de aprender, de serem colaboradores exemplares e que, muitas vezes, não conseguem passar da fase dos testes. Não estou dizendo que deveriam ser todos excluídos dos processos de seleção. Apenas acredito que poderiam se a abrir novos e diferentes processos para escolherem profissionais. Somos todos diferentes! Então, são necessários processos diferentes.

É indispensável enxergar além do que o candidato pode demonstrar. Experiências nos fazem escravos daquilo que aprendemos. Tornamo-nos meramente experientes em determinado assunto, ramo ou atividade.

Portanto, quando entramos em uma nova caminhada profissional, na verdade, precisamos somente da base, porque será construída uma nova edificação, uma edificação como novas formas de trabalho, com outros meios para executar o que em tese já se sabia, será um novo aprendizado, será hora de quebrar as certezas, criar novas situações para velhos conceitos.

Quando se vai a uma entrevista é o “frio na barriga” que se busca, é a vontade do novo, é a emoção de reaprender o velho ou aprender o novo. Aceitar ser analisado é simplesmente a vontade de ter mais uma vez aquela lágrima no olho, aquela que não cai, aquela que faz apenas o olho brilhar junto com o sorriso estampado no momento que você sai e olha para quem te espera lá fora.

Ainda a respeito de “empregos”, caso esteja em busca de um, não deixe de conferir estas dicas que o Portal Ciências Contábeis separou para você.

Texto por,

Fabiana Rezende

É... foi um bom artigo, não? ;)
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas relacionadas à contabilidade!
Sobre o Autor