">
contato@cienciascontabeis.com.br
contabilidade

A Aplicação dos Conhecimentos Obtidos na Faculdade de Ciências Contábeis

Publicado em 30/08/2016

Mediante aprendizado teórico e prático na Faculdade ao longo dos quase 08 (oito) semestres cursados até a presente data, com a estimada ajuda dos mais conceituados Professores Mestres, foi possível absorver inúmeros conhecimentos e/ou técnicas das quais impactaram positivamente a efetivação de um estágio na área contábil.

Tal estágio possibilitou-me transpor ao sistema o sumo importante do aprendizado no papel, trocando os razonetes manuais em formato da letra “T” por lançamentos automatizados, mesmo estes sendo de iguais funções, débitos e créditos.

“_ Manusear um software contábil é tão prazeroso quanto listar razonetes.”

É inacreditável a praticidade que o sistema nos oferece uma vez que, na faculdade fazemos desde o débito/crédito, até a confecção dos Demonstrativos Contábeis manualmente e, já no sistema, simplesmente inserimos os lançamentos, os quais confeccionam, por si só, tais relatórios, alimentando-os automaticamente face vista a inserção dos referidos lançamentos.

 

estagio contabilidade

 

Viabilizar na prática a metodologia das Partidas Dobradas (débitos e créditos) é tão gratificante quanto formarmo-nos como Contadores diplomando-nos. Todavia, seja num escritório contábil ou quaisquer empresas inerentes à área em referência, é imprescindível o conhecimento mínimo adquirido na Faculdade e/ou cursos correlatos quanto à atividade supra, pois o primeiro passo prático na área é a escrituração contábil no que diz respeito à realização dos lançamentos ora referenciados.

Outra técnica da qual se julga importante é a “conciliação” seja ela bancária e/ou até mesmo de outras contas. A conciliação nada mais é do que “revisar” o trabalho executado (lançamentos e relatórios) permitindo efetivar correções quando necessárias antes mesmo do fechamento final do exercício. Tal técnica traz certa segurança a nós futuros Contadores além de transparecer um trabalho mais próximo para com a realidade financeira e econômica das empresas. Vale ressaltar que, aprendemos essa prática na faculdade e a aprimoramos ao longo de nossas atividades diárias no desempenhar de nossas funções.

Outro marco relevante é que, desde a nossa formação no Ensino Médio, aprendemos que a organização de nosso trabalho é fundamental para um futuro promissor. Observamos integralmente isso estagiando na área contábil, pois a área em questão além de ser consideravelmente complexa, exige do cursando muita, mas muita organização. Observamos que esta é tão imprescindível quanto os conhecimentos básicos contábeis e, diga-se de passagem, que nosso trabalho serve também para auxiliar nas tomadas de decisões assim como atender o Fisco.

“Um bom estágio é o complemento de um bom estudo”, pois um depende do outro.

Listamos abaixo algumas das atividades desempenhadas pelo estagiário contábil:

 

  • Escrituração Contábil;
  • Análise das Contas Patrimoniais (plano de contas);
  • Parametrizações;
  • Revisão de lançamentos;
  • Conciliação Bancária;
  • Conciliação de Contas diversas;
  • Confecção de relatórios contábeis e/ou gerenciais;
  • Organização de documentos etc.

 

Nós acadêmicos e estagiários contábeis precisamos vivenciar e aproveitar ao máximo essa experiência, talvez única, tanto didática quanto prática, absorvendo conhecimentos de grande valia para a nossa carreira da qual aqui se inicia, pois nosso esforço de hoje implicará em grandes conquistas amanhã.

Devemos abraçar as oportunidades que as empresas nos oferecem, sendo o estágio uma delas, senão a principal. Principalmente tendo em vista que o estágio nos prepara integralmente para o mercado de trabalho qualificando-nos em excelentes profissionais.

Cabe deixar claro que o estágio contábil compreende gama de conhecimentos, aperfeiçoamento, aquisição de responsabilidades e crescimento tanto pessoal quanto profissional. Mesmo enquanto estagiários, devemos também estar aptos às mudanças frequentes, pois, em nossa área, diariamente, percebemos alterações, adições e/ou exclusões em normativos e afins, o que nos exige extrema atenção e dedicação.

Atualmente, uma carreira contábil de sucesso provém de um estágio impecável e, um estágio impecável depende de uma excelência acadêmica e tudo isso depende excepcionalmente de nossa entrega à profissão!

Caso queira dicas para conseguir seu primeiro estágio não deixe de clicar aqui!

 

 

 

 

É... foi um bom artigo, não? ;)
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas relacionadas à contabilidade!
Sobre o Autor
• Juliano Lucio Santos da Silva • Contador • CRC n° SP-295043/O-2