">
contato@cienciascontabeis.com.br
contabilidade

O grande desafio a ser superado pelos Contadores Públicos

A contabilidade existe desde os primórdios da humanidade, quando ainda na era primitiva o homem sentiu a necessidade de reconhecer, mensurar e controlar seus bens patrimoniais, através de técnicas simples e rudimentares de controles, esses processos contábeis foram evoluindo e sendo aprimorados seus conceitos, princípios e normas. Essa ciência social aplicada com o passar do tempo foi ganhando espaço no cenário local e global, na medida em que foi evoluindo seus procedimentos e avançando sua cultura.

No Brasil foi instituído a Resolução 750 do Conselho Federal de Contabilidade de 29.12.1993, publicada no D.O.U. de 31.12.1993, estabelecendo a obrigatoriedade no exercício da profissão contábil, e da observância dos Princípios de Contabilidade para a melhor prática contábil  para a evidenciação e mensuração patrimonial das organizações.

Entretanto para que a ciência no seu aspecto profissional acompanhasse esses avanços, diante desse processo de transição da contabilidade, será exigido do contabilista um conhecimento avançado dos novos procedimentos, principalmente dos contadores públicos, uma vez que não se limita apenas a escrituração de atos e fatos contábeis, mas sim na aplicabilidade dos princípios contábeis na sua totalidade, para uma melhor evidenciação das variações patrimoniais nas organizações públicas, tais exigências serão maiores do que a rotina contábil atualmente vigente.

Desafio – contadores públicos

images

Esse novo cenário exigirá um novo perfil do contador público, com capacidade de apuração, análise e interpretação das transações orçamentárias, financeiras e patrimoniais da entidade públicas, tendo em vista as mudanças advindas com publicação das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público editado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), da Portaria MF nº 184/2008, do Decreto nº 6.976/2009 e da Portaria STN 749/2009, o Brasil caminha para um cenário revolucionário na contabilidade pública na busca da Convergência às Normas Internacionais do setor público. O aprofundamento do conhecimento da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, também trará consigo uma nova percepção e uma nova filosofia nesse ramo da Contabilidade, que até então atendeu somente a questões meramente orçamentárias estabelecidas pela Lei 4.320/76.

Devido às mudanças trazidas pelos normativos expedidos pelo Órgão Central de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Secretaria do Tesouro Nacional, em especial a portaria STN nº 406/2011, atualizada pela portaria STN nº 828/2011, bem como as alterações trazidas pela portaria STN 231/2012 que altera o prazo de divulgação do cronograma de ações para adequação aos procedimentos contábeis apresentados na Portaria STN n°828/2011 e demais atualizações, nesse sentido determinam a adequação das práticas contábeis aos padrões internacionais até 2014 no setor público, é mister a qualificação e atualização dos profissionais e estudantes que atuam na área ou almejam cargos públicos. Diante de tudo isso se verifica que o mercado exigirá do profissional que trabalhará no setor público nível de conhecimento especializado nas seguintes áreas:

  • Administração Financeira-Orçamentária
  • Procedimentos Contábeis Orçamentários I
  • Procedimentos Contábeis Orçamentários II
  • Procedimentos Contábeis Patrimoniais I
  • Procedimentos Contábeis Patrimoniais II
  • Procedimentos Contábeis Específicos
  • Plano de Contas Aplicado ao Setor Público
  • Demonstrações Contábeis Aplicada ao Setor Público
  • IPSAS – Normas Internacionais de Contabilidade Aplicada ao Setor Público
  • Introdução à Lei de Responsabilidade Fiscal
  • Lei de Responsabilidade Fiscal Avançada
  • Custos aplicado a Contabilidade no Setor Público
  • Sistemas de informações aplicados à Contabilidade do Setor Público
  • Auditoria Governamental Aplicada

O desenvolvimento destas habilidades requer prática, assim sendo e considerando o perfil dos contabilistas públicos e seu papel na sociedade e nas organizações públicas, buscou-se enfatizar a necessidade de atualização e de aperfeiçoamento profissional, possibilitando com isso o acompanhamento das inovações nas diversas áreas da contabilidade Aplicada ao Setor Público que estão emergentes. Por fim, toda essa mudança deve ser vista por todos atuam direta ou indiretamente com a contabilidade, como uma grande oportunidade de renovação do conhecimento e valorização da profissão contábil, pois para continuar avançando o Brasil precisará cada vez mais de profissional especializado.

É... foi um bom artigo, não? ;)
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas relacionadas à contabilidade!
Sobre o Autor
Derli Antunes Pinto é Contador Público Federal e Professor Universitário. Está lotado na Secretaria do Tesouro Nacional (STN) em Brasília, também trabalha na área de docência no Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro – Oeste, nas disciplinas de Contabilidade: Pública, Internacional, Avançada, Societária e Análise e Apuração de Custos. É Especialista em contabilidade e controladoria, possuí experiência na área de Administração pública há mais 15 anos. É instrutor ativo de cursos da Semana Orçamentária/ESAF. Autor do Livro de Gestão Administrativa e Financeira de Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional pela Editora da FAURGS, da qual participou como professor desde o ano de 2008, 2009, 2010 no curso de Formação de Gestores Públicos em SAN.