">
contato@cienciascontabeis.com.br
contabilidade

Exame de Suficiência Contábil – Quem é obrigado a prestar o exame

Publicado em 30/07/2015

Olá!

Hoje vamos falar um pouco sobre o Exame de Suficiência Contábil. O Exame de  Suficiência ou Exame do CFC é a prova prestada pelo Conselho Federal de Contabilidade para garantir que todo aluno formado em Ciências Contábeis detenha o conhecimento mínimo para atuação no mercado de trabalho.

Atualmente, apenas os alunos que se formaram a partir de 2010 em Ciências Contábeis são obrigados a prestar o Exame para poderem exercer a profissão. A prova é composta por 50 questões com quatro alternativas cada (a, b, c, d). Para ser aprovado, o candidato precisa acertar 25  questões (50% da prova).

exame_de_suficiencia

Quem pode prestar o Exame de Suficiência Contábil?

A prova pode ser realizada por todo bacharel em Ciências Contábeis formado após 2010 e também pelos alunos que estão no último ano de graduação.

O que acontece se eu não fizer a prova ou se eu não for aprovado no Exame de Suficiência?

Infelizmente, você não poderá se registrar no Conselho Regional de Contabilidade e, conseqüentemente, não poderá assinar qualquer documento como contador. E, o pior, mesmo que você passe em um concurso público, não poderá tomar posse, pois, atualmente, quase todos os editais de concurso público solicitam que  o candidato esteja regularmente registrado em seu Conselho Profissional.

Mas, se você não passou no Exame de Suficiência ou perdeu o prazo para inscrição, não se preocupe – a prova ocorre duas vezes ao ano (quase sempre em março e setembro).

Como dica adicional, deixo com vocês o site Suficiência Contábil – lá vocês encontram muitas informações sobre o Exame de Suficiência, além de cursos práticos e focados no Exame.

É... foi um bom artigo, não? ;)
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas relacionadas à contabilidade!
Sobre o Autor