">
contato@cienciascontabeis.com.br
contabilidade

Como surgiu a contabilidade?

Publicado em 25/05/2011

confira aqui uma breve introdução sobre a história da contabilidade!

A origem da contabilidade está ligada à necessidade do homem fazer o registro do comércio. Segundo IUDÍCIBUS (2005, p. 31), “a Contabilidade é tão antiga quanto o próprio homem que pensa”. Mesmo na sociedade antiga, o ser humano já utilizava das ferramentas contabéis para controlar seus bens.

Somente no mundo antigo as civilizações começaram a realizar registros do seu patrimônio de maneira quantitativa a fim de obter controle sobre o mesmo e avaliar o seu crescimento ou não. Após este período é apenas na era Medieval que a Contabilidade acaba evoluindo com maior intensidade. Foi nesse período, inclusive, que o Frei Franciso Luca Pacioli, considerado o  “Pai” da contabilidade ao criar o “método das partidas dobradas” (1494) torna-se conhecido.

Como surgiu a contabilidade?

Como surgiu a contabilidade?

O crescimento desta ciência ocorre de maneira natural, gerada pelo avanço do capitalismo, aumento das administrações públicas e privadas e o acúmulo de capital. Neste momento se fizeram necessários e imprescindíveis os registros e o controle das contas. É válido salientar que a Contabilidade só tornou-se ciência graças aos diversos pesquisadores e seguidores que foram dando continuidade e aperfeiçomento à História da Ciência Contábil.

Para saber mais, aconselhamos a leitura da obra:

-> História da Contabilidade: Foco na Evolução das Escolas de Pensamento de José Luiz dos Santos.

E também o livro:

-> Contabilidade Introdutória, Coordenador Sérgio Iudícibus.


Boa leitura!


É... foi um bom artigo, não? ;)
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas relacionadas à contabilidade!
Sobre o Autor