contato@cienciascontabeis.com.br


O que são Ciências Contábeis? É uma área que fica responsável por tomar conta, gerir e administrar todas as contas de uma empresa. Isto envolve registro e controle de todo o capital que gira, incluindo despesas, lucros e receitas. Mais que isso, também traz desafios como orientar o pagamento de impostos e a divisão dos recursos perante os sócios. Têm o espírito empreendedor na sua essência, e estimula a participação nos processos de tomada de decisão das organizações.

O curso de Ciências Contábeis consegue conciliar o estudo de áreas como as engenharias, gestão do conhecimento e responsabilidade social, dando assim ao profissional habilidades amplas e abrangentes para uma boa atuação no mercado de trabalho.

O raciocínio rápido e a facilidade em se comunicar, muitas vezes mais do que a simpatia pela matemática e pelas ciências exatas, ajudam a definir o perfil deste profissional, que por conta do gradual aumento de representatividade das empresas, se tornam cada vez mais figuras essenciais para o sucesso e lucratividade das companhias de todo o mundo.

ciencias_contabeis

Um curso completo de Ciências Contábeis, mais do que qualquer outra coisa, precisa estar apto e preparado para formar profissionais holistas, multifuncionais, flexíveis, comprometidos com o crescimento, habilidosos nos tocantes técnico e conceitual, éticos e conscientes de sua responsabilidade perante à evolução dos negócios nos quais são agentes do processo de gestão.

Seguindo este raciocínio, quando o assunto é mercado de trabalho, vale lembrar que o Conselho Federal de Contabilidade possui mais de 400 mil profissionais regsitrados, e mesmo assim o nosso país, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, necessitam de mais trabalhadores nesta área. Outro dado interessante é que, desde o ano de 2010, se tornou obrigatório para aqueles que desejam trabalhar como contabilistas ser aprovado no exame do Conselho Regional de Contabilidade.

O que se vê no dia a dia dos profissionais formados em Ciências Contábeis é que eles vem ocupando cargos em escritórios de contabilidade, auditoria e consultoria. Nas cidades maiores, os profissionais constantemente se voltam as grandes e médias empresas. No Norte e Nordeste do país, a crescente criação de empresas amplia ainda mais as vagas para este profissional, que se decidir trabalhar de forma autônoma também possuirá boas oportunidades.

A graduação em si conta normalmente com um início recheado de disciplinas mais básicas e introdutórias, como português, sociologia, administração e economia. O curso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por exemplo, traz matérias como matemática, álgebra e contabilidade nas primeiras etapas.

ciencias_contabeis

No decorrer do curso, surgem matérias que discorrem sobre assuntos mais técnicos e gerenciais, como planejamento, contabilidade financeira e teoria da contabilidade. Direito, planejamento tributário e legislação comercial também aparecem no curso.

Já na parte final da graduação, disciplinas de auditoria e perícia são mais comuns, visando preparar melhor o já não mais iniciante para questões práticas na vida de um profissional das Ciências Contábeis.

Entretanto, sempre é essencial da parte do estudante verificar a grade curricular da faculdade ou universidade que pretende cursar. Alguns cursos oferecem ênfases diferenciadas, o que deixa o leque de possibilidades ainda mais amplo para quem pretende seguir este caminho.


  1. Otávio Cruz Responder

    Realmente Muito bom o post. Era o que eu estava procurando. Parabéns pelo conhecimento e site.

  2. Rolf Responder

    Realmente muito bom mesmo, Parabéns !

  3. Edgard Responder

    karaa, tenho 18 anos, to fazendo ed. física, maais sempre me interessei desde criança com matemática, sempre gosteei… agora tava pensando em parar a ed. física pke axo q naum vai dar mt certo, pois sou mt timido… vc poderia me indicar alguns cursos q eu possa fazer relacionados à matemática ?? queria saber qual área eu posso me encaixar melhoor … desde já agradeço.. abraçoo

    • admin Responder

      Ola Edgard! Aqui no proprio site voce consegue encontrar varios cursos legais que sao indicados!

  4. ana kelly Responder

    fiquei muito empougada com o curso…

  5. josé da Silva Filho Responder

    eu gostaria de fazer esse curso..

  6. David Responder

    Gostei muito do site… Meus parabéns!!!!!

    Favor continue sempre atualizado, é sempre bom manter-mos informados.

  7. Tiago Responder

    queria saber quais materiais eu irei usar no curso , ex: cadernos, calculadoras etc… obrigado

  8. FELIPE LEITE SANTOS Responder

    Bom dia, sou formado em administração de empresas a 2 anos mais nao trabalho no ramo, estou em duvida, gostaria de conhecer mais sobre a funçao controller e muitas pessoas dizem que preciso realizar o curso de ciencias contabeis para engressar nesta função, na sua opiniao eu formado em administração preciso deste curso ou consigo entrar no ramo realizando uma pos gradução?, se a duvida nao for pertinente ao seu ramo favor desconsiderar, obrigado.

  9. Hilquia Responder

    O curso pode abranger tantas áreas que até inglês instrumental na grade curricular pode conter dependendo da Instituição.

  10. Hilquia Responder

    Estou no curso há 2 anos e a quem pretende fazer tenho uma coisa a dizer: “Contabilidade é apaixonante!!!!!”

  11. PRISCILA RODRIGUES Responder

    Otima informação sobre área de trabalho!!! Obtive informações precisas.
    Parabéns ao divulgador.

  12. camila Responder

    vou começar a cursar ciências contabeis no 2° semestre desse ano, estou super empolgada, ainda mais depois que li o post.

  13. Lucas Responder

    Ola sou novo no site, porem estou qrendo ficar veterano aqui, depois de algumas decisões e decepções, resolvi saber mais sobre esta area, que pelo visto esta crescendo e necessitando de profissionais capacitados. Espero que com 21 anos não seja tarde para começar.. até mais.

  14. Geiciane silva lima Responder

    Oi estava a procura de informaçoes e acabei vindo ao lugar certo aqui esclareci minhas duvidas e posso afirmar q contabilidade vai ser o meu foco.

  15. Vanessa Responder

    Eu gosto de matemática, mas não amo como a maioria das pessoas que fazem o curso. Mas eu sempre quis fazer ciencias contabeis, nunca pensei em outro curso, tenho 17 anos, ja prestei vestibular e passei, será que vou ter problemas com o curso, por não gostar tanto assim de matemática?

    • Ciências Contábeis Responder

      Olá Vanessa, sugiro que realize o curso indicado na postagem para que tenha plena noção de que cálculos irá encontrar no decorrer do curso, ok? Boa sorte!

  16. Andrea Responder

    OLá, To muito indecisa…uma amiga minha me chamou para cursarmos juntas o curso de contabilidade, mas nunca tive formada em mente qual o curso fazer! Ja trabalhei em escritório contabilista no DP, mas nunca fui fã da matemática. Fiz a dois anos atras magistério e hj trabalho em uma creche, gosto mto de crianças, mas ao mesmo tempo é um trabalho muito desgastante. Não tenho o sonho de fazer pedagogia, ñ me vejo elaborando e corrigindo provas. O campo pra contabilidade aqui em minas é amplo. Mas ñ sei o que fazer, tenho medo de fazer o curso e depois encontrar dificuldades por causa da matemática, O que vc sugere!

    • Ciências Contábeis Responder

      Olá Andrea! Entendo a sua situação. Por que não investe em você mesma e no seu futuro e tenta descobrir por meio deste curso se é esta mesma a área que você busca?

  17. Yasmin Responder

    Olá!
    Fiz o vestibular e passei em Ciências Contábeis. Gosto muito de Matemática. Espero que me dê bem nessa área!

    • Ciências Contábeis Responder

      Legal Yasmin! Obrigado por participar do site.

  18. jandiara Responder

    nossa adorei e pertestei atenção em cada paragrafo se tinha duvida agora tenho certeza do curso que vou fazer obg ciências contaveis

  19. Leydiane Agapito Responder

    Ola ! Fiz vestibular e passei irei iniciar CIÊNCIA CONTÁBEIS, sou apaixonada por calculo, pois amo desafio e pra mim a matemática e um ramo de inovações sempre algo diferente. Espero me dar bem neste ramo.

  20. Erica Afi Hamenoo Responder

    Olá! O conteúdo do site está excelente, vou cursar ciências contábeis pela UEMS esse ano, e me aliviou muito, ler todos esses artigos. Confesso que bateu uma duvida grande, na escolha dessa graduação. Geralmente quando você diz que vai cursar contábeis, a primeira pergunta que todos fazem: “você gosta de matemática? ou ” você quer viver a vida toda fazendo contas?”. Logo passa na sua cabeça, você sentado em uma mesa, fazendo contas de multiplicação divisão, subtração, exausto de tudo, querendo largar o curso na metade do caminho rsrs. Pude perceber que essa ciência, vai além do saber a matemática na ponta da língua. Sabemos que um bom profissional, é versátil, domina um pouco de tudo para se destacar no mercado. Tenho 21 anos, e quando completei 15 anos, fiz um curso básico de contabilidade para me inserir no mercado de trabalho, junto a ele, fiz cursos básicos em Administração de Empresa, RH , ISSO’S 9000. Por mais que todos eles tenha me proporcionado um conhecimento raso de tudo, me deram uma base de visão de mercado, e pelo menos uma ideia do que como era o funcionamento da parte administrativa das empresas. Essa bagagem me deu a oportunidade tão jovem, de trabalhar em projetos que visam o desenvolvimento de micro-empreendedores (micro crédito produtivo orientado)em algumas empresas, inclusive no Banco do Brasil recentemente. Estou na expectativa para o começo do curso, para ter a certeza de que realmente fiz uma boa escolha. Sei que não será nada fácil, sempre fui péssima em exatas rsrs, mas não há nada que com muito esforço e emprenho não se aprenda não é mesmo? Parabéns a equipe do BLOG pelos artigos bem inscritos, me ajudaram muito! Obrigada :)

  21. Leonardo Diogo Responder

    O site está de parabéns;Me ajudou bastante.

Comentar

*