">
contato@cienciascontabeis.com.br
contabilidade

Profissionais Contábeis Espalhados Pelo Brasil

Publicado em 17/02/2017

Somos uma grande parcela de nossa sociedade e estamos crescendo continuamente

 

Saber que somos grandes em nosso país é fato, surpreendente é nos atentarmos aos números. A Contabilidade em si é uma das profissões que mais cresce no Brasil e, ao contrário de outras que sofrem com a recessão econômica, a Contabilidade vêm mostrar sua força, sua imprescindibilidade e seus objetivos. Talvez não houvesse muitas empresas quebrando e/ou fechando suas portas se estas buscassem auxílio de seus contadores dentre outros profissionais contábeis espalhados pelo Brasil. E acredite, há muitas empresas ainda na informalidade!

Os números divulgados e atualizados frequentemente pelo CFC – Conselho Federal de Contabilidade não mentem. Estamos crescendo continuamente!

Isto posto prova que temos amplo mercado nacional e, podemos afirmar que até faltam profissionais qualificados e devidamente registrados em seus conselhos de classe CRC – Conselho Regional de Contabilidade. Assim como empresas diversas ainda trabalham na informalidade, temos amigos de classe na mesma situação, uma pena é claro, pois nossa participação para com a sociedade é bem maior aos números apresentados.

 

 

 

Os números – profissionais contábeis espalhados pelo Brasil

 

Mediante lista atualizada na data deste, observamos que somos um grupo de aproximadamente 536.000 Contadores e Técnicos e outros 58.000 empresários contábeis a nível nacional, todos devidamente registrados e ativos.

Imaginemos agora os estudantes de contábeis que estão prestes a se formar? _ Sim, são muitos, somos muitos!

Segue abaixo para melhor apreciação o link do CFC onde contem os números exatos divididos por estados bem como sua totalidade em números e percentuais em relação ao Brasil:

http://www3.cfc.org.br/spw/crcs/ConselhoRegionalAtivo.aspx

Nessa listagem o que mais impressiona é o número de registros ativos no Estado de São Paulo (SP), aproximadamente 30% do total de profissionais contábeis espalhados pelo Brasil contando com 151.000 profissionais e mais 17.300 organizações contábeis (escritórios, empresários individuais e afins).

 

O mercado contábil

 

Não falta mercado para o profissional que escolhe seguir a carreira contábil visando que, todas e quaisquer empresas precisam de uma contabilidade, de um contador. Contudo, infelizmente, somos valorosos cientistas, únicos, e ao mesmo tempo pouco reconhecidos. O salário contábil isso pegando por uma média nacional não confere com nossa profissão, com nossa responsabilidade. Claro, há alguns casos isolados onde profissionais contábeis conseguiram conquistar um patrimônio invejável, não por sorte, mas sim por enxergar uma oportunidade, por sua experiência e conhecimento.

Todavia, mesmo não ganhando tão bem como merecido, o profissional que se forma em contábeis dificilmente fica desempregado, pois como dito em trechos acima, temos amplo mercado de trabalho. Mas, não se preocupe, caso seja estudante ainda, saiba que o salário não é tão ruim assim embora seja considerado baixo!

Veja o porquê de ser contador lendo e/ou relembrando esse nosso artigo:

http://www.cienciascontabeis.com.br/por-que-ser-contador/

 

 

 

 

 

 

É... foi um bom artigo, não? ;)
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas relacionadas à contabilidade!
Sobre o Autor
• Juliano Lucio Santos da Silva • Contador • CRC n° SP-295043/O-2