">
contato@cienciascontabeis.com.br
contabilidade

Dicas para montar seu escritório contábil online/virtual

Os especialistas dizem que quanto menor o nome do domínio do site, melhor é para memorizar, e tem de ser um portal que, em, no máximo 3 segundos, a pessoa consiga achar o que busca. Se esse visitante (possível cliente) permanecer por mais tempo no site, é sinal que seu escritório online tem grandes chances de dar certo. Como exemplo, vou citar o meu:

Meu nome é Fred Carlos Quintanilha Botelho. Poderia usar os nomes abaixo como escolha para o domínio do meu escritório virtual. Veja como poderia acontecer isto:

www.fcqb.com – (nome abreviado é mais fácil memorizar) ou;

www.fqcq.com – [um nome próprio e sobrenome abreviados, junto com Contabilidade Quintanilha também abreviado (FQCQ)];

www.cq.com ou www.cb.com – (Como sou Quintanilha e sou da área contábil, poderia abreviar Contabilidade Quintanillha (CQ) ou Contabilidade Botelho (CB);

www.fc.com – [seu primeiro nome e área de atuação, aqui no caso, Fred Contábil (FC)];

Abaixo deixo dicas para você, caso não queira utilizar o seu nome, e sim o da área de sua atuação:

www.contabil.com.br – (não é muito específico, mas toda vez que procurarem contabilidade no site de buscas, ela aparecerá);

www.kontabil.com.br – (por marketing, você poderia escolher com K, que foneticamente não está errado);

www.kontabil.net (esse portal é o meu, um nome curto, tem o marketing de utilizar o K, e não é (. com ou .com.br), é .net. Porque as terminações “.com” e “.com.br” já estavam ocupadas quando decidi registrar meu domínio);

www.C1.com – (outra forma de destacar seu site seria agregar um número, C de contabilidade e número 1 dar a intenção de ser o número um do mercado, o primeiro, a referência na área contábil). Esse aqui já é para aquele contabilista que já é a referência no mercado, colegas te seguem, resumindo – é o cara. Não recomendo para os iniciantes, todavia nada impede.

Agora vou delimitar o fato de possuir um escritório contábil virtual para três perfis de empresários contabilistas, também válido para estudantes que já querem atuar na área por estarem em dificuldade de encontrarem estágios na área no momento:

Dicas para quem detém já um escritório físico

Neste perfil, o profissional, se já tem um escritório físico, pressuponho que já possua o CRC Ativo. Basta, no rodapé do site (escritório contábil online ou virtual), disponibilizar o endereço físico. Assim, sua clientela não ficará mais restrita à cidade ou ao estado relacionado ao escritório físico.

Dicas para quem tem site e quer legalizar a situação

Neste perfil, o contabilista já tem o escritório online ou virtual. Só que ele trabalha Home Office ou Teletrabalho, resumindo, trabalha em casa ou fazendo visitas aos clientes. Caso não queira montar uma sala comercial para seu escritório, seja porque a sua residência é a área de seu trabalho, isso já basta para você obter o MEI (Microempreendedor Individual).

Dicas para quem ainda é estudante e ainda não possui um site

Neste perfil, recomendo antes de por em prática o escritório online ou virtual, ser cadastrado em todos os sites de contabilidade, fazendo isso, toda vez que tiver um artigo relacionado ao mundo contábil, você saberá. E funciona, muita coisa que sei e continuo sabendo, vem dos boletins informativos que recebo por e-mail.

Não tente querer fazer tudo, pegue uma área contábil que goste muito e se especialize nela. Se seu forte é Imposto de Renda, ofereça tal serviço em seu portal. Quando estiver dominando o assunto, é só agregar mais serviços.

Prós e Contras de se utilizar serviços Gratuitos e Pagos na montagem de seu site contábil:

Site Gratuito

É vantajoso por não ter custos. Você mesmo administra o site, atualiza, edita etc. Todavia, o nome da plataforma vem junto do nome que você escolheu para o escritório virtual. Por exemplo: as empresas WIX e WORDPRESS. Se,no caso, você houvesse optado pelo nome “BContábil”, ficaria assim:

WORDPRESS – www.bcontabil.wordpress.com- (só o nome da plataforma, deu um nome de site grande, difícil de memorizar);

WIX – www.bcontabil.wix.com/brasil – (além do nome que você escolheu, ainda tem que escolher outro depois da barra.

Site Pago

Você também administra, atualiza e edita. Sua vantagem está em ter um nome curto e o domínio (o nome é seu) ninguém pode ter igual, sempre lembrando que quanto menor o nome do site, seu escritório online (melhor). A desvantagem seria o custo, para quem ainda não tem cliente, não recomendo, mas se tiver já algum cliente ou trabalha em outra área que não é a contábil, isso basta para permitir bancar o site. Recomendo pagar.

Conclusão sobre a escolha de nomes para a criação do seu site de contabilidade

Concluindo, quem quiser obter o MEI, principalmente os iniciantes, tenham em mente três nomes para o seu escritório virtual, a Junta Comercial pede três para verificar qual está disponível para você contabilista ou estudante de contabilidade.  Você estudante de contabilidade, só não pode optar por “sim” na opção contador, você ainda não obtém CRC Ativo, mas isso não impede de ter um MEI.

Ademais, você pode atuar em outras áreas, já que emitir Relatório Financeiro, só pode assinar quem tem CRC Ativo. Entretanto, nada impede de tornar-se Microempreendedor Individual, fazendo imposto de renda de pessoa física (IRPF), tendo em vista que a Receita Federal permite que o próprio contribuinte o faça. Essas informações são obtidas na prefeitura. Antes de acessar o Portal do Empreendedor, vá à prefeitura de sua cidade e faça o Pedido de Viabilidade para o MEI.

Finalizando, não sou especialista em TI, mas por ser autodidata, aprendi a criar e administrar meus dois sites. É possível. Caso você não tenha muita facilidade com informática, terá de procurar um profissional de webdesigner ou alguém de confiança que tenha facilidade com o assunto.

Abaixo, os endereços dos planos da empresa WIX e WORDPRESS

WIX – http://pt.wix.com/

WORDPRESS – https://br.wordpress.com/website/

Observação: as empresas oferecem vários planos, não precisa obter o mais caro e nem o mais barato, opte pelo que tenha melhor relação custo X benefício.

Para se aprofundar ainda mais no assunto, acesse o outro artigo do Portal Ciências Contábeis sobre o tema.

Boa sorte e ótimos negócios!

Botelho, Fred Quintanilha (Gestor Financeiro)

É... foi um bom artigo, não? ;)
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas relacionadas à contabilidade!
Sobre o Autor
Fred Quintanilha Botelho Bacharel em Ciências Contábeis, atua como Gestor Financeiro no mercado, com a proposta de uma Consultoria e Controladoria que possibilite ao cliente aquirir sua Educação Financeira. Também atua com Imposto de Renda, Previdência, Trabalhista e Abertura, Alteração e Encerramento de Empresa (MEI ou EIRELI). Além de ser Empreendedor Digital já conhecido no mercado. E com muita honra, colunista do portal.