">
contato@cienciascontabeis.com.br
contabilidade

Análise das Demonstrações Contábeis: Análise Horizontal e Vertical de Balanços

Publicado em 09/07/2014

Conforme o Comitê de Pronunciamentos Contábeis o objetivo das demonstrações contábeis “é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica”.

 

Análise Horizontal e Vertical de Balanços

Análise Horizontal e Vertical de Balanços

Proporcionando, portanto, elementos que possibilitem aos empresários e administradores o planejamento e o controle do patrimônio da empresa e das atividades sociais.

A análise das demonstrações contábeis, amplamente aceita no meio acadêmico e empresarial, é dividida em duas categorias distintas:

  • Situação econômica: Quando o objetivo é a apuração e apreciação do resultado das operações sociais, da remuneração dos investidores e do reinvestimento desses resultados;
  • Situação financeira: Quando a atenção estiver voltada para o problema de solvência dos compromissos, ou seja, a capacidade de pagamento da empresa.

Através da analise da situação econômica e financeira, possibilitará aos administradores, empresários, investidores e credores avaliarem o acerto da gestão econômico-financeira, a necessidade de correção nessa gestão, o retorno e segurança dos investimentos, a garantia dos capitais emprestados e o retorno nos prazos estabelecidos.

 

Análise Vertical e Horizontal

 

Análise Vertical de Balanço

Procura-se obter o percentual de cada verba ou de cada grupo de verbas, em relação ao valor global do demonstrativo, ou, ainda, de cada verba em relação ao total do seu respectivo grupo. Trata-se de discernir o ritmo de crescimento dos vários itens. A análise horizontal também é conhecida como análise de tendência ou análise de evolução.

Cálculo

  1. Em relação ao total do Ativo ou do Passivo: Conta (ou grupo de contas) x 100 / Ativo (ou Passivo)
  2. Em relação ao total do grupo ou subgrupo: Conta x 100 / Total do Grupo

A análise vertical pode ser estendida, também, à Demonstração do Resultado do Exercício, quando compara-se cada item do demonstrativo com o total da Receita Líquida, pela seguinte fórmula: Conta x 100 / Receita Liquida

Assim, a porcentagem de participação de cada conta de Receita, Custos e Despesas tem influência direta sobre a porcentagem do Lucro Líquido.A redução do Lucro Líquido de um período para outro pode resultar do aumento indesejado de algum item de Despesas, problemas irregulares que é facilmente observada através da Análise Vertical. (Clique nos links para compreender melhor)

Análise Horizontal de Balanço

Compara em forma de percentual, o valor de determinada verba ou de determinado grupo de verbas em relação ao(s) ano(s) anterior(es). Sua técnica é bastante simples, pois consiste em dividir todos os elementos do ativo pelo valor do total desse mesmo ativo e todos os valores do passivo pelo total desse passivo.

Cálculo

  1. Valor atual do item x 100 / Valor do item no ano-base. Em todo resultado acima de 100, o valor excedente indica aumento do valor nominal da verba, já em todo resultado abaixo de 100 o valor que faltar para completar os 100 indica redução do valor nominal da verba ou do grupo.

Os resultados da análise horizontal são poucos conclusivos, porque não levam em consideração a situação relativa da verba dentro do grupo a que pertence ou dentro do total Ativo. A sua utilidade prática seria apenas informar, isoladamente, a modificação percentual de cada verba em relação ao período ou aos períodos anteriores, sem se preocupar se, em relação às demais, ela aumentou ou diminuiu.

Em textos posteriores falaremos mais sobre Análise das Demonstrações Contábeis, ferramenta essencial  para o profissional contábil.

Comentário do site: saiba que você tem tudo sobre análise horizontal e vertical de balanços no “Contabilidade é Para Você?“, não deixe de participar!

Referência

OLIVEIRA, Alessandro Aristides de. et al. A Análise das Demonstrações Contábeis e sua Importância  para Evidenciar a Situação Econômica e Financeira das Organizações. Revista Eletrônica Gestão e Negócios – Volume 1 – nº 1 – 2010

REIS, Arnaldo. Demonstrações Contábeis: Estrutura e Análise. Editora Saraiva, 2009.

 

É... foi um bom artigo, não? ;)
Assine e receba GRATUITAMENTE as melhores dicas relacionadas à contabilidade!
Sobre o Autor
Contadora formada pela UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros, Pós-Graduada em Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas. Atualmente trabalha na Coordenadoria de Execução Orçamentária e Financeira do IFNMG e Professora de Contabilidade, Administração e Escrita Fiscal na Microlins